A Sharp Electronics, tradicional fabricante japonesa de televisores e eletroeletrônicos que fez sucesso no Brasil décadas atrás, anunciou que apresentará no Salão de Tóquio deste ano o conceito do seu primeiro automóvel. A empresa pretende mostrar uma minivan elétrica com a proposta de oferecer uma experiência de “sala de estar sobre rodas”.
De acordo com o jornal japonês Nikkei, o objetivo da Sharp é oferecer um veículo minimalista, com interior espaçoso e versátil a um preço acessível. Este não será o primeiro conceito automotivo da Sharp. Em 2024, a empresa revelou o LDK+, um modelo mais sofisticado e com aparência de van.
O novo veículo será baseado numa plataforma de 800 volts, dotado de portas laterais deslizantes, tela retrátil e projetor, para reproduzir imagens como se fosse um cinema itinerante – características que podem atrair consumidores chinesas.
Entrar no ramo automotivo pode ajudar a Sharp a superar as dificuldades financeiras e se manter relevante. A empresa pertence à gigante taiwanesa Foxconn, conhecida por fabricar o iPhone, que há nove anos adquiriu mais de 60% das ações da Sharp por US$ 3,5 bilhões (R$ 18,8 bilhões na cotação atual).
Não é a primeira vez que a Foxconn tenta se aventurar na indústria automobilística. A empresa de tecnologia já demonstrou interesse em comprar a fábrica da Lordstown, nos Estados Unidos, e chegou a fechar uma parceria com a Mitsubishi para produzir veículos elétricos.