Ouvindo...

Supercarro elétrico da BYD bate recorde de volta mais rápida em Nürburgring

Yangwang U9 Xtreme completou os mais de 20 km do circuito alemão em menos de sete minutos

Semanas depois de registrar o recorde mundial de velocidade de 496,22 km/h para veículos de produção em série, na pista de testes ATP Papenburg, o BYD Yangwang U9 Xtreme (U9X) se tornou o recordista de volta mais rápida para carros elétricos no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, também na Alemanha.

A equipe de engenharia da BYD vem realizando testes de longa duração no traçado de 20,8 quilômetros desde julho de 2024, utilizando as informações coletadas para aprimorar o desempenho e a dinâmica do supercarro. Em agosto de 2025, o U9 Xtreme completou uma volta em 6 minutos e 59,157 segundos, superando em mais de cinco segundos o recorde anterior da categoria - que pertencia ao Rimac Nevera - e se tornando o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos sete minutos na pista alemã.

A volta recordista foi conduzida pelo piloto alemão Moritz Kranz, experiente competidor de GT com mais de 10 mil voltas completadas em Nürburgring. “O Nordschleife é a pista mais desafiadora do mundo, e esse tempo é um verdadeiro testemunho da capacidade de desenvolvimento da BYD e da Yangwang. Sem o trabalho meticuloso da equipe para equilibrar uma plataforma elétrica de altíssima potência com um chassi perfeitamente ajustado, esse resultado não seria possível”, afirmou o piloto.

Como é o BYD Yangwang U9 Xtreme

O impressionante desempenho do U9X é sustentado por quatro motores elétricos (um em cada roda) capazes de entregar 2.978 cv potência, girando até 30.000 rpm. Os propulsores são alimentados por um sistema de baterias Blade de alta densidade em plataforma de 1.200 volts. A tecnologia coloca o supercarro chinês em patamar inédito no segmento.

Superesportivo Yangwang U9 Track Edition, da BYD

Entre os recursos que permitem atingir velocidades tão elevadas, estão o sistema de vetorização de torque independente nos quatro motores, suspensão ativa capaz de aplicar pressão bidirecional para manter a estabilidade, rodas de 20 polegadas calçadas em pneus semi-slick e amplo uso de fibra de carbono na carroceria para a redução de peso - ainda assim, o U9X pesa 2.480 kg devido ao conjunto de baterias de íons de lítio.

Supercarro elétrico teve unidade vendida no Brasil

Uma das 30 unidades do Yangwang U9 Xtreme que serão fabricadas foi vendida para o brasileiro Leo Sanchez, empresário do ramo farmacêutico. O preço do supercarro elétrico não foi divulgado.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.