A Ferrari apresentou mais uma de suas criações exclusivas, desenvolvidas sob medida para um cliente especial: a SC40, uma releitura moderna e única da icônica F40, supercarro que marcou época no final dos anos 1980. O projeto foi conduzido pela divisão Special Projects, responsável por atender encomendas personalizadas de colecionadores da marca.
À primeira vista, a inspiração no modelo clássico é evidente. A SC40 traz linhas e proporções que remetem diretamente à F40 original, incluindo o formato do capô, a aerodinâmica agressiva e a enorme asa traseira. Cada detalhe da carroceria foi pensado para reinterpretar o visual lendário do carro lançado em 1987, mas com linguagem e tecnologia contemporâneas.
Apesar da semelhança estética, a base mecânica é totalmente diferente. Em vez de partir de um modelo de pista, como a F40 original, a Ferrari utilizou como ponto de partida o 296 GTB, o menor superesportivo da linha atual. Isso significa que o interior mantém grande parte do desenho do 296, com a adição de elementos em kevlar, material leve e resistente que também presta homenagem ao uso extensivo de compósitos na F40.
O conjunto motriz híbrido combina um motor 2.9 V6 biturbo a um propulsor elétrico para entregar 830 cv de potência, garantindo números de desempenho de respeito: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidade máxima de 330 km/h.
O preço da criação não foi revelado, mas certamente ficou bem acima do valor de uma 296 GTB, que no Brasil custa, em média, R$ 4 milhões.