Ouvindo...

Nissan mostra carro elétrico que usa energia solar para se recarregar sozinho

Sistema usa painéis solares no teto para estender a autonomia em cerca de 3.000 km por ano

Sistema instalado no Nissan Sakura usa painéis solares instalados no teto para recarregar as baterias

A Nissan apresentou no Japão uma inovação que promete mudar a forma de recarga dos carros elétricos. Chamado de Ao-Solar Extender, o novo sistema utiliza painéis solares instalados no teto do veículo para gerar energia limpa e gratuita, reduzindo drasticamente — e, em alguns casos, eliminando — a necessidade de carregamento externo.

De acordo com a marca japonesa, o conjunto é composto por dois painéis solares - um fixo de 300 W e outro retrátil de 200 W - que pode ser estendido quando o veículo está estacionado, por exemplo, no trabalho ou em locais abertos. Juntos, os módulos podem gerar até 500 W de energia, o suficiente para acrescentar cerca de 3.000 quilômetros de autonomia por ano em condições ideais de incidência solar.

Arte mostra os níveis de capacidade de recarga conforme a incidência de luz solar

Além de fornecer energia adicional para o sistema de propulsão, o painel retrátil também atua como sombreiro, ajudando a manter o interior do carro mais fresco e reduzindo o consumo de energia do ar-condicionado — um dos vilões da autonomia em veículos elétricos. Em emergências, o sistema ainda pode servir como fonte de energia auxiliar, recarregando dispositivos eletrônicos ou alimentando equipamentos externos.

A Nissan destaca que, para motoristas que percorrem curtas distâncias diárias, como trajetos urbanos, o Ao-Solar Extender pode praticamente eliminar a necessidade de conectar o veículo a um carregador. A tecnologia foi desenvolvida com foco em sustentabilidade e eficiência, aproveitando uma das fontes de energia mais abundantes do planeta: a luz solar.

Embora a marca ainda não tenha divulgado uma data de lançamento oficial, o sistema, mostrado no kei car Sakura, poderá equipar futuros modelos elétricos da Nissan, como o Leaf e o Ariya. Em países com alta incidência de luz solar, como o Brasil, a solução tem potencial para ampliar significativamente a autonomia e reduzir os custos de uso dos carros elétricos, reforçando o compromisso da montadora com a mobilidade de baixo carbono.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.