Ouvindo...

Toyota terá SUV cupê híbrido com base de Corolla produzido no Brasil em 2028

Novo modelo será fabricado no interior de São Paulo com novo sistema híbrido

Protótipo do futuro SUV cupê que será fabricado em Sorocaba-SP sobre a plataforma do Toyota Corolla

A Toyota se prepara para uma grande transformação em sua linha global de SUVS. A próxima geração do Harrier — conhecido como Venza em alguns mercados, como os Estados Unidos — passará por uma reformulação completa e dará origem a um novo crossover de porte médio, híbrido e luxuoso. O modelo, flagrado em testes pelo site Carscoops, deve estrear no exterior em 2027 e servirá de base para um SUV cupê nacional, que será produzido em Sorocaba (SP) sobre a base do Corolla, segundo informações do Autos Segredos.

O novo SUV brasileiro será desenvolvido a partir da plataforma TNGA, a mesma do Corolla e do Corolla Cross, mas poderá adotar a variação TNGA-K, utilizada em modelos de maior porte. A estratégia faz parte da expansão da Toyota na América do Sul, com foco em modelos eletrificados.

Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, as informações apontam que o modelo cupê produzido no Brasil será menor que o Harrier, enquanto o SUV global deve medir cerca de 4,80 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.

Ainda assim, ambos compartilharão boa parte do visual e dos equipamentos internos, incluindo elementos do novo RAV4 e acabamentos que remetem ao padrão premium da Lexus, marca de luxo do grupo Toyota.

No exterior, o crossover deve adotar motor 1.5 turbo híbrido, enquanto o modelo nacional poderá oferecer diferentes configurações eletrificadas. As versões de topo devem contar com o sistema híbrido flex do novo Prius, que combina um motor 2.0 a combustão e outro elétrico, entregando 223 cv de potência combinada. Já as versões de entrada devem utilizar o conjunto HEV de Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross, com motor 1.8 flex e dois propulsores elétricos, totalizando 122 cv.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.