A Toyota se prepara para uma grande transformação em sua linha global de SUVS. A próxima geração do Harrier — conhecido como Venza em alguns mercados, como os Estados Unidos — passará por uma reformulação completa e dará origem a um novo crossover de porte médio, híbrido e luxuoso. O modelo, flagrado em testes pelo site Carscoops, deve estrear no exterior em 2027 e servirá de base para um SUV cupê nacional, que será produzido em Sorocaba (SP) sobre a base do Corolla, segundo informações do
O novo SUV brasileiro será desenvolvido a partir da plataforma TNGA, a mesma do Corolla e do Corolla Cross, mas poderá adotar a variação TNGA-K, utilizada em modelos de maior porte. A estratégia faz parte da expansão da Toyota na América do Sul, com foco em modelos eletrificados.
Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, as informações apontam que o modelo cupê produzido no Brasil será menor que o Harrier, enquanto o SUV global deve medir cerca de 4,80 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.
Ainda assim, ambos compartilharão boa parte do visual e dos equipamentos internos, incluindo elementos do novo RAV4 e acabamentos que remetem ao padrão premium da Lexus, marca de luxo do grupo Toyota.
No exterior, o crossover deve adotar motor 1.5 turbo híbrido, enquanto o modelo nacional poderá oferecer diferentes configurações eletrificadas. As versões de topo devem contar com o sistema híbrido flex do novo Prius, que combina um motor 2.0 a combustão e outro elétrico, entregando 223 cv de potência combinada. Já as versões de entrada devem utilizar o conjunto HEV de Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross, com motor 1.8 flex e dois propulsores elétricos, totalizando 122 cv.