As temperaturas mais baixas que estão ocorrendo nos últimos dias podem fazer o seu carro “sofrer” mais com algumas situações. Um dos momentos mais críticos é pela manhã, quando o motorista dá a liga o motor depois de ele ter ficado a noite inteira desligado: é a partida a frio que demanda mais de alguns componentes específicos.
A situação piora se o carro estiver abastecido com o etanol. Hoje, os carros flex mais novos têm alguns sistemas que auxiliam em caso de temperaturas mais baixas, como o pré-aquecimento do combustível antes da partida. Já nos modelos equipados com injeção direta, a alta pressão pulveriza o álcool de tal forma que não há dificuldade para ligar o motor.
Nos flex mais antigos, aqueles equipados com o tanquinho de partida a frio, o motorista precisa prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a diferença entre sair de casa no próprio carro ou ter que apelar para carona, táxi ou app.
Gasolina velha no tanquinho
Carros flex mais antigos precisam de gasolina no “tanquinho”
A primeira verificação que deve ser feita é no reservatório de gasolina da partida a frio, o “tanquinho”. Se ele estiver cheio com gasolina há mais de 6 meses, o ideal é esvaziá-lo antes de colocar combustível novo, afinal, esse combustível, após três meses, começa a perder a suas propriedades e até formar uma goma que entope o sistema.
Para uma durabilidade maior no tanquinho, recomenda-se o uso da gasolina premium, que tem durabilidade maior. Ela é mais cara, mas a quantidade usada será pequena, o ideal é que seja apenas um litro. Ela ainda tem um teor menor de etanol misturado (25%), o que aumenta o seu poder calorífico. O que também pode auxiliar a partida em dias frios para os carros abastecidos com etanol é colocar, diretamente no tanque de combustível, um pouco de gasolina, cerca de 30%.
Sistema elétrico fica sobrecarregado
Como a dificuldade do motor em pegar nos dias frios, o sistema de arranque é acionado por mais tempo e, consequentemente, mais carga da bateria é utilizada - e se ela não estiver em boas condições, grandes chances de “arriar.
O frio ainda deixa a bateria com maior dificuldade de fornecer corrente elétrica. Como ela funciona a partir de reações químicas em seu interior, que dependem da temperatura ambiente para acontecerem, quanto mais frio, mais difícil é para que essas reações químicas ocorram.