Uma cena pouco comum transformou um lago no interior dos Estados Unidos em um ponto de interesse turístico. Há 13 anos, um Volvo S80 2001 permanece estacionado sobre uma pequena ilha artificial, no meio da água, despertando a curiosidade e se tornando uma atração improvável para visitantes e usuários de mapas digitais como o Google Maps.
A história começou quando Scott Mann, morador da região e proprietário de oficinas mecânicas, decidiu colocar o seu carro no fim de uma península de um antigo terreno de mineração que havia sido inundado, formando o lago. Usando uma escavadeira, ele removeu a conexão de terra que ligava essa ponta ao restante do terreno, criando assim a pequena ilha com espaço apenas para o veículo.
A ideia, inicialmente pensada como uma ação de marketing pouco convencional — incluindo a possibilidade de um concurso para adivinhar como o carro chegara ali — evoluiu para algo ainda mais inusitado quando foi abandonada por motivos de segurança, devido à profundidade do lago, que pode chegar a 12 metros em alguns pontos.
Com o tempo, o local ganhou notoriedade após ser registrado pelo Google Street View, tornando-se um ponto marcado no Google Maps e acumulando centenas de avaliações positivas dos usuários da plataforma, que hoje atribuem ao destino uma média superior a 4,9 estrelas. Visitantes e exploradores online passaram a registrar o “monumento automobilístico” como uma curiosidade imperdível durante as suas viagens ou pesquisas virtuais.
Mesmo exposto às variações climáticas ao longo dos anos, o sedã segue no mesmo lugar, praticamente intacto, servindo como uma espécie de monumento improvisado. O local passou a receber visitantes interessados em ver de perto o carro isolado e tirar fotos do cenário inusitado.
Na comunidade GoogleEarthFinds, na plataforma Reddit, um usuário compartilhou as coordenadas geográficas da Volvo Island para que outros internautas também consigam encontrá-la nos mapas: 41°21'16.8"N 88°47'52.6"W.