Ouvindo...

BYD promete esportivo elétrico ’10 vezes melhor que os da Porsche’

Denza Z terá três motores com potência combinada acima dos 900 cv e aprimoramentos dinâmicos

Protótipo do BYD Denza Z durante teste no circuito alemão de Nürburgring

Após quebrar recordes com o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme, a BYD pretende entrar no território das fabricantes europeias de alto desempenho. Por meio de sua marca premium Denza, a gigante chinesa prepara o lançamento de outro esportivo elétrico que promete rivalizar diretamente com os Porsche 911 e o futuro 718 Boxster elétrico. O modelo, conhecido internamente como Denza Z, já foi flagrado em testes no exigente traçado do circuito de Nürburgring, na Alemanha, e deve estrear oficialmente em 2026.

Denza Z será baseado no conceito mostrado recentemente na China

O cupê “representará o ápice tecnológico da marca”, segundo a vice-presidente global da empresa, Stella Li. A executiva afirmou que os modelos da Denza serão “dez vezes melhores” que os da Porsche e BMW, em declaração ousada, mas coerente com o posicionamento ambicioso da montadora.

As informações iniciais apontam que o Denza Z deverá adotar um conjunto de três motores elétricos, entregando potência combinada acima dos 900 cv, o que permitiria aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. O modelo utilizará uma nova arquitetura elétrica da BYD, com sistemas de suspensão ativa e controle dinâmico de chassi voltados para o máximo desempenho.

Detalhe da enorme asa traseira do Denza Z

O visual segue a mesma linha agressiva do conceito Z9 GT, com entradas de ar amplas, spoiler traseiro fixo, capô esculpido e rodas calçadas com pneus semi-slick GitiSport GTR3, reforçando o foco esportivo. Apesar da vocação para as pistas, o carro manterá a configuração 2+2 lugares, unindo performance e usabilidade.

O lançamento do Denza Z marcará a entrada definitiva da BYD no segmento de esportivos premium elétricos, um território até então dominado por marcas europeias, sinalizando que a marca chinesa pretende competir não apenas em volume, mas também em prestígio e desempenho.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.