A BYD revelou que o supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme (U9X), que há algumas semanas quebrou o recorde mundial de velocidade entre veículos de produção em série, será vendido no Brasil. O hiperesportivo movido a baterias atingiu 496,2 km/h em um teste realizado na Alemanha e superou a marca de 490,4 km/h do Bugatti Chiron Super Sport, que desde 2019 era considerado o carro mais rápido do mundo.
Uma das 30 unidades do U9X que serão fabricadas, uma está confirmada para o Brasil. A informação foi revelada por Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD do Brasil, ao portal Terra. O executivo afirmou que o nome do comprador será anunciado ainda em outubro, mas a entrega do modelo ocorrerá somente em 2026.
O preço não foi divulgado, mas a aposta é que o supercarro não saia por menos de R$ 2,5 milhões – uma bagatela em relação às dezenas de milhões de reais cobradas por superesportivos de marcas ocidentais.
Como é o BYD Yangwang U9 Xtreme
O impressionante desempenho do U9X é sustentado por quatro motores elétricos (um em cada roda) capazes de entregar 2.978 cv potência, girando até 30.000 rpm. Os propulsores são alimentados por um sistema de baterias Blade de alta densidade em plataforma de 1.200 volts. A tecnologia coloca o supercarro chinês em patamar inédito no segmento.
Impressionante desempenho do U9X é sustentado por quatro motores elétricos (um em cada roda)
Entre os recursos que permitem atingir velocidades tão elevadas, estão o sistema de vetorização de torque independente nos quatro motores, suspensão ativa capaz de aplicar pressão bidirecional para manter a estabilidade, rodas de 20 polegadas calçadas em pneus semi-slick e amplo uso de fibra de carbono na carroceria para a redução de peso - ainda assim, o U9X pesa 2.480 kg devido ao conjunto de baterias de íons de lítio.
O supercarro elétrico também se destaca pela dinâmica. O U9X completou uma volta no traçado de 20,4 km do circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 6:59.157, tempo que rivaliza com consagrados superesportivos movidos a combustão.
O recorde de velocidade pelo U9X foi registrado em um autódromo oval de 12 quilômetros de extensão, com curvas de até 49,7° de inclinação, que permitem levar o carro ao limite (ou próximo dele). O piloto alemão Marc Basseng, responsável por atingir o feito, afirmou que o U9X poderia ter ultrapassado a barreira dos 500 km/h, mas optou por interromper a aceleração por considerar a manobra arriscada.