Muitos motoristas têm o péssimo hábito de fazer apenas a manutenção corretiva, isto é, aquela que vai resolver algum defeito que apareceu no carro. Normalmente, essa intervenção acaba sendo mais cara do que a preventiva.
Mas ainda tem alguns que insistem em continuar rodando com os seus automóveis na base do “vai ou racha” e, neste caso, o dono é que vai quebrar. Por isso, listamos 3 defeitos no carro que você tem que levá-lo imediatamente para a oficina.
Motor superaquecido
Um dos defeitos mais graves, o superaquecimento pode fazer com que o seu motor vá para o lixo - ou, no mínimo, para uma retífica. Detectá-lo é bem fácil: o próprio carro vai te avisar com luz de advertência no painel.
Se o seu carro tiver o marcado de temperatura, vai ser fácil perceber o “ponteirinho” invadindo a faixa vermelha.
Marcador de temperatura no painel não deve passar de 90°C
Quando isso acontecer, o que muitos chamam de “motor ferveu”, significa que houve algum problema grave no sistema de arrefecimento: o mais provável é que o nível do fluido (a "água do radiador”) esteja abaixo do nível. Outra causa recorrente é falta de circulação deste líquido.
A causa mais comum é o vazamento da água do radiador então é importante que você periodicamente confira o nível no reservatório. Caso precise completar, não use a água da torneira, ela é inapropriada para isso, a não ser que seja uma emergência. O mais indicado é usar o fluido de arrefecimento que é vendido com a proporção correta de água desmineralizada e aditivos.
Válvula termostática: substitua
O travamento da válvula termostática é outro defeito recorrente, mas não aceite que ela seja apenas retirada. Ela deve ser substituída já que também é prejudicial para o motor que ele trabalhe muito frio. Nesta situação há um aumento de emissões de gases poluentes e uma piora no consumo de combustível.
A consequência de um superaquecimento de motor é uma possível necessidade de troca da junta do cabeçote, o empenamento do cabeçote ou, em casos mais graves, o motor pode fundir.
Luz do óleo acesa
Outro defeito grave que exige uma ida imediata ao mecânico é relacionado a lubrificação do motor. Ele pode ser identificado por uma luz vermelha no painel e lembra uma lâmpada do gênio: mas se ela acender, seu pedido deve ser para que não seja nada grave.
Luz do óleo (centro da foto): se acender com o carro em funcionamento, pare imediatamente
Os dois principais defeitos relacionados a luz do óleo no painel são a falta de pressão no sistema ou o baixo nível do lubrificante. Para evitá-los, respeite os prazos de troca determinados pelas montadoras e confira regularmente o nível. A operação para essa verificação é simples: com o carro frio e no plano retire a vareta, limpe com um pano sem fiapos (não use estopa) ou papel toalha, insira novamente, e retire mais uma vez.
O nível do óleo do motor deve estar entre os níveis mínimo e máximo. Se estiver muito baixo, pode faltar pressão. Se estiver muito alto, o óleo pode “espumar” e também comprometer a lubrificação.
Freio ‘borrachudo’
Teoricamente, não deveria ser nem necessário explicar porque um defeito no freio do carro exige uma ida imediata ao mecânico. Mas vamos lá: a luz de freio no painel pode ter a forma de um círculo com um ponto de exclamação dentro, um “P” em um círculo; ou, ainda, a palavra brake.
Ela fica acesa quando o freio de estacionamento está acionada, mas se ela aparecer com o carro em movimento providencie uma checagem do sistema o quanto antes.
Entre as possíveis causas para a luz de freio no painel, estão o desgaste das pastilhas ou discos e o nível do fluido abaixo do recomendado. Importate destacar que o fluido de freio não deve ser completado ou verificado com a tampa do reservatório aberta. Se estiver abaixo do nível mínimo, deve se procurar por um vazamento.
O pedal de freio borrachudo também pode indicar um problema no sistema, como vazamentos ou a presença de ar, o que não é normal.