Ouvindo...

Piloto brasileiro quer ser ‘embaixador’ do uso de carros elétricos no país

Felipe Drugovich foi anunciado como piloto da equipe Andretti, na Fórmula E; categoria conta com carros de propulsão 100% elétrica

Felipe Drugovich, piloto brasileiro

Novo piloto da equipe Andretti na Fórmula E, Felipe Drugovich quer utilizar da categoria para se tornar “embaixador” da mobilidade elétrica no Brasil.

A Fórmula E é uma categoria que conta com carros de propulsão 100% e conta com montadoras importantes no mercado automobilístico. Dentre as fabricantes, destacam-se Porsche, Citroën, Jaguar e Nissan

Para Drugovich, a cultura do uso de veículos elétricos no Brasil não é tão explorada quanto em outros países. O piloto também avaliou a importância do acerto com a Andretti como fator que pode impulsionar o mercado.

“Eu acho que pode ser uma coisa interessante para todos. Acho que trazer essa cultura do carro elétrico para o Brasil, que não é uma cultura tão explorada quanto outros países, mas se vê cada dia mais e mais carros elétricos pelas ruas, mesmo no Brasil”, começou.

“É uma coisa que eu gostaria de explorar, ter uma certa força com isso e transmitir essa cultura do carro elétrico para o Brasil”, destacou Felipe.

Eficiência dos carros elétricos nos centros urbanos e ‘dica’ ao público

Na sequência, Drugovich destacou a eficiência dos veículos elétricos nos centros urbanos e revelou uma “dica” que costuma dar. Adiante, o piloto afirmou a vontade de ser embaixador da eletromobilidade no Brasil.

“Eu falo para todo mundo: o carro elétrico, para a cidade, ele é perfeito. Então, é uma coisa que está em uma crescente e pode ter um futuro muito maior que já é. Gostaria, sim, de ser um embaixador disso para o Brasil”, afirmou o piloto.

Leia também

Frota de veículos elétricos em alta no Brasil

A frota de veículos elétricos no Brasil está em alta. Neste ano, o mercado de carros eletrificados no país superou a marca de 500.000 unidades comercializadas.

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, a ABVE, foram vendidos no país, desde o começo da série histórica em 2012, 523.876 carros eletrificados.

Quando considerados somente automóveis 100% elétricos (Battery Eletric Vehicle - BEV), o ano de 2025 desponta como o que mais movimentou o mercado. Até agosto, foram comercializados 45.210 veículos com este tipo de propulsão. No mesmo período de 2024, haviam sido vendidos 41.022. O crescimento do mercado representa 10,2%.

Países com maiores frotas de carros elétricos

Segundo a Agência Internacional de Energia, a China é o país com a maior frota de carros elétricos, com mais de sete milhões de veículos. Estados Unidos e Alemanha fecham o top 3 do ranking.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.