“Por que o carro do meu vizinho, que é exatamente da mesma marca, modelo, motor e ano, é mais econômico do que o meu?”.
Essa dúvida é recorrente entre os motoristas: pode dois carros teoricamente iguais terem consumos diferentes? Claro! Na prática, muitos fatores influenciam diretamente nesse quesito.
Listamos 5 deles. Confira:
Calibre os pneus
Você se lembra de calibrar o pneu do seu carro? Com qual frequência? Às vezes o seu vizinho segue a recomendação de verificar a pressão a cada 15 dias, enquanto você só se lembrado quando eles estão murchos.
Pneus murchos aumentam o arrasto do carro e exigem mais do motor para manter a velocidade, por exemplo.
Existem algumas regras para calibrar o pneu: ele deve estar frio, ou seja, pare em um posto perto da sua casa. E você deve seguir a pressão recomendada pela montadora.
Troque óleo, filtros e velas
Seu vizinho pode ser um motorista mais cuidadoso com a manutenção do automóvel e respeita os prazos para as trocas do óleo e filtros de ar e de combustível. Além disso, segue as especificações da montadora para os componentes.
Até o óleo do motor pode fazer carro gastar mais combustível
Sabia que um óleo “mais grosso” exige mais do motor, principalmente nos mais modernos que trabalham com folgas menores entre os componentes internos?
As velas de ignição também devem estar nos padrões exigidos pelos fabricantes para uma queima eficiente de combustível e, consequentemente, seu melhor aproveitamento.
Trajetos diferentes
Em cidades como Belo Horizonte, com regiões com muitas subidas para o motorista enfrentar, o trajeto que o motorista faz em seus deslocamentos está diretamente relacionado ao consumo.
Pergunte ao seu vizinho se ele anda mais por vias expressas e planas, com menos semáforos e trânsito mais fluido. E você? Vai para o Centro da cidade e fica preso no anda e para? Pois é, o seu carro vai consumir mais.
Mais acelerador
Você é um cara estressado no trânsito? Sai arrancando forte quando o sinal abre, anda com o “pé fundo” no acelerador, e “estica” as marchas até altas rotações?
Pois faça exatamente o contrário disso: arranque com suavidade com pouco uso do acelerador, antecipe as trocas de marchas, mantenha a velocidade o mais constante possível. Pronto, o consumo do seu carro vai baixar.
Etanol ou gasolina?
Seu vizinho gosta de gasolina e você de etanol? No carro flex, sempre o consumo do derivado do petróleo é menor do que o do biocombustível.
Mas nem sempre isso resulta em gasto maior. Calcule a relação de consumo entre os dois combustíveis e