Qual combustível vale mais a pena ao abastecer o carro: etanol ou gasolina? Talvez esta seja uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas donos de carro flex, ou seja, que podem ser abastecidos com qualquer um dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Alguns fatores devem ser levados em conta para responder essa pergunta, mas a mais importante para a maioria dos consumidores é saber qual dos dois combustíveis vai sair pesar menos no bolso. E para começar, esqueça aquela “regra dos 70%" que estabelece essa proporção para decidir se vai usar gasolina ou etanol: essa conta surgiu quando os carros flex chegaram ao mercado há mais de 20 anos e, desde então, tanto a tecnologia de motores quanto os combustíveis mudaram.
Para o motorista estabelecer qual o melhor combustível para usar em seu carro, ele deve calcular o consumo. Hoje, a maioria dos carros tem computador de bordo que já informa instantaneamente quantos km/l ele está fazendo. Mas se não tiver essa opção, o procedimento é simples.
Como calcular o consumo do carro
Duas contas simples auxiliam ao motorista na escolha do combustível com menor custo por km
- Abasteça o tanque completamente até o desarme automático da bomba e anote a quilometragem atual do odômetro (ou zere o hodômetro parcial).
- Dirija normalmente: use o carro como de costume, sem se preocupar em economizar ou exagerar no consumo.
- Reabasteça, de preferência no mesmo posto e bomba, até completar o tanque no desarme automático. Anote quantos litros foram abastecidos e a distância percorrida.
- Divida a distância percorrida pela quantidade de litros no abastecimento.
Desta forma, você tem o consumo do seu carro. Exemplo: se você rodou 100 km e colocou 10 litros ao abastecer, o seu carro rodou 10 km/l.
Por que não se deve usar a ‘regra dos 70%'
Quando os carros flex foram lançados, a média de rendimento do etanol era 70% da gasolina, mas, hoje, isto mudou e, na maioria dos casos já está em 75% ou mais. Isso acontece, pois o combustível derivado da cana tem um poder calorífico menor do que o fóssil.
Mas cada vez mais, a diferença de desempenho e de consumo entre os dois combustíveis está diminuindo. Além disso, fatores como a maior adição de etanol anidro à gasolina desde o dia 1º de agosto, passou de 27% para 30%, também influenciam nessa mudança do consumo.
Pelo computador de bordo é possível saber o consumo do carro
Como saber a proporção no seu carro
Com as médias de consumo do seu carro, calcule você mesmo qual a porcentagem ideal. Divida o valor de quantos km por litro ele faz com etanol pelo valor obtido com a gasolina.
- Por exemplo, se ele faz 10 km/l com gasolina e 8 km/l com etanol: 8 dividido por 10 é igual a 0,8.
No posto, divida o preço do etanol pelo da gasolina.
- Por exemplo, se o litro da gasolina está R$ 6 e o do etanol R$ 4, o resultado da conta é 0,66. Como está abaixo de 0,8, neste caso, o etanol é a melhor escolha.
Outros motivos para escolher etanol ou gasolina
Além do custo, a escolha de combustível pode ser influenciada por outros fatores. Se você precisar de uma autonomia maior entre cada abastecimento, a escolha, neste caso, é a gasolina, já que ela permite que o seu carro faça mais quilômetros por litro.
Se você quer mais desempenho, na maioria dos carros flex, o etanol ainda gera mais potência. Além disso, como é um biocombustível com menor teor de carbono, ele emite menos poluição