A Porsche lançou na Europa o novo Cayenne elétrico, representando um marco tecnológico para a fabricante. O SUV introduz uma nova arquitetura para modelos movidos a eletricidade e reúne sistemas avançados de chassi, bateria e digitalização, reforçando a estratégia da marca rumo à eletrificação.
A gama conta com duas versões: Electric e Turbo Electric, ambas equipados com tração integral eletrônica (ePTM). Na Turbo, a potência pode chegar a 1.156 cv e torque de mais de 150 kgfm no modo controle de largada. Em condições normais, o SUV entrega cerca de “apenas” 857 cv, com um impulso extra de 176 cv pelo sistema “Push-to-Pass”. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e atinge velocidade máxima de 260 km/h.
A versão de entrada Electric oferece 408 cv de potência contínua, com pico de 442 cv e torque de 84 kgfm. Nessa configuração, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,8 segundos.
Em ambas as versões, o sistema de regeneração impressiona: a recuperação de energia chega a 600 kW, nível semelhante ao de carros da Fórmula E. A Porsche afirma que até 97% das frenagens no uso diário podem ser feitas pelos motores elétricos, aumentando a eficiência e reduzindo o desgaste dos freios – mesmo esquema do Taycan. O modelo pode rebocar até 3,5 toneladas.
A bateria possui 113 kWh de capacidade e estrutura integrada à carroceria, com sistema de refrigeração ativa. A arquitetura de 800 volts permite recargas ultrarrápidas de até 390 kW, podendo chegar a 400 kW em condições ideais. Com isso, o Cayenne EV pode ir de 10% a 80% de carga em menos de 16 minutos. Em apenas dez minutos de recarga, é possível recuperar até 325 km de autonomia na versão Electric e 315 km na versão Turbo. O modelo oferece ainda carregamento por indução como opcional, com transferência de energia sem cabos de até 11 kW por meio de uma base instalada no chão da garagem.
Novo Porsche Cayenne elétrico pode ser recarregado por sistema de indução
No design, o Cayenne Elétrico mantém as proporções clássicas da Porsche, com capô baixo, novos faróis Matrix LED e traseira marcada por uma faixa de iluminação tridimensional. Detalhes exclusivos das versões Turbo, como elementos em “Turbonite”, reforçam a identidade esportiva. O coeficiente aerodinâmico é de 0,25, auxiliado por abas móveis e spoiler traseiro adaptativo.
Por dentro, o SUV apresenta mais espaço graças ao entre-eixos de 3.023 mm, além de um porta-malas entre 781 e 1.588 litros (com o banco traseiro rebatido), acompanhado por um compartimento frontal de 90 litros. A cabine adota o sistema “Mood Modes”, com ajustes automáticos de iluminação, som, bancos, climatização e telas, além de teto panorâmico com cristal líquido que permite controlar a luminosidade.
A central digital inclui a tela curva OLED principal, chamada Flow Display, acompanhada por um painel de instrumentos de 14,25” e, opcionalmente, uma tela de 14,9” para o passageiro. O head-up display com realidade aumentada projeta informações equivalentes a uma tela de 87 polegadas a dez metros de distância. Mesmo com o alto nível de digitalização, a Porsche manteve botões físicos para funções de uso frequente e oferece suporte a chave digital por aplicativo.
Segundo a fabricante, o Cayenne elétrico será vendido junto das versões híbridas plug-in e a combustão, ampliando o leque de opções dentro da linha e consolidando o SUV como um dos pilares da nova fase da Porsche.