Salão de São Paulo: marca de luxo criada pela BYD e a Mercedes-Benz estreia no Brasil

Denza chega ao país com operação independente da matriz, apostando em modelos premium eletrificados

Denza B5 é o primeiro modelo da marca de luxo da BYD a desembarcar no Brasil

A Denza, marca premium da BYD, estreou oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (22), durante o 31º Salão do Automóvel de São Paulo. Com operação independente da marca-mãe e planos de futura produção nacional em Camaçari-BA, a empresa inicia a sua trajetória no país com foco em eletrificação, tecnologia avançada e posicionamento de luxo. A rede de concessionárias será independente e terá início pela Avenida Europa, em região nobre da capital paulista, com operação do grupo Dahruj.

Criada em 2010 como uma joint-venture entre a BYD e a Mercedes-Benz, a Denza aplica destaca as heranças de design e engenharia da marca alemã. Desde que passou ao controle total da BYD, em 2024, a empresa acelerou a sua expansão global e elegeu o Brasil como um dos mercados estratégicos. Por aqui, a Denza será liderada por times próprios de desenvolvimento de rede, marketing, produto e vendas, sob o comando de Werner Schaal, executivo com passagens por Mercedes-Benz e Porsche.

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing e comercial da BYD no Brasil, a chegada da Denza representa “um novo capítulo do luxo automotivo”, alinhado a um cenário brasileiro cada vez mais receptivo a veículos eletrificados.

A nova marca destaca que os seus carros combinam materiais nobres, alta tecnologia e plataformas inteligentes, dotadas de suspensão ativa e sistemas avançados de integração digital. O primeiro modelo da marca a ser comercializado no país será o SUV híbrido B5, previsto para chegar às lojas ainda este ano.

O SUV híbrido promete combinar capacidade off-road, alto desempenho e amplo pacote tecnológico. Com dimensões de SUV grande (4,89 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos), o Denza B5 oferece autonomia combinada de até 1.200 km (alcance elétrico entre 90 km e 100 km), tração 4x4 com três bloqueios de diferencial e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A cabine reúne quatro telas, suspensão ativa, acesso inteligente e sistema de som Devialet, além de bancos com ventilação, aquecimento e massagem. A segurança inclui 11 airbags, carroceria com 96% de aço de alta resistência e bateria Blade integrada ao chassi. O modelo será oferecido em cinco cores externas e três opções de interior.

Denza Z9 GT

A Denza planeja ampliar a sua presença no mercado brasileiro em 2026 com dois lançamentos confirmados para o próximo ano. No primeiro semestre, a marca introduzirá o Z9 GT, um sedã elétrico com estilo cupê. Na segunda metade de 2026, será a vez da D9, uma van executiva premium desenvolvida para oferecer nível de conforto e sofisticação inspirado na primeira classe da aviação.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...