Salão de São Paulo: brasileira Lecar promete “Troller melhorado” e fábrica capixaba

Marca mostra conceito de SUV híbrido 4x4 e adia previsão de início da produção para 2027

Conceito Lecar Tático

A Lecar, marca do empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo o conceito Tático, um SUV com visual de jipe que promete chegar ao mercado com motorização híbrida flex e tração 4x4. Segundo a jovem fabricante, o modelo será um “Troller melhorado”, em referência ao utilitário T4 da marca descontinuada pela Ford em 2021.

Durante a apresentação, a Lecar afirmou que o novo SUV compartilhará grande parte de seus componentes com os modelos já anunciados – o sedã 459 e a picape Campo - o que inclui a arquitetura híbrida com motor flex atuando exclusivamente como gerador. A proposta segue o conceito de extensor de autonomia: o propulsor a combustão não movimenta as rodas, mas recarrega um conjunto de baterias de 18,4 kWh responsáveis por alimentar o motor elétrico que traciona as rodas traseiras. Segundo a marca, essa configuração permitirá ao Tático alcançar autonomia de até 1.000 km.

Conjunto mecânico e proposta off-road

O motor elétrico será o mesmo utilizado na picape Campo: um HEPU Power que entrega 165 cv potência e 26,3 kgfm, garantindo desempenho suficiente para levar a picape de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos — números que devem ser próximos aos do SUV. O motor a combustão virá da Horse, joint-venture formada pela Renault e a Geely. Trata-se do 1.0 turbo flex de 122 cv e 22,4 kgfm, que equipa o Renault Kardian, mas operando exclusivamente como gerador. O sistema de indução trifásica e inversor são fornecidos pela WEG.

Embora ainda não tenham sido divulgadas as dimensões do Tático, imagens mostram um porte semelhante ao da picape Campo, que mede 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, com caçamba de 1,30 m e capacidade para 650 kg de carga útil.

De acordo com a Lecar, o Tático combinará a usabilidade urbana com capacidade real para rodar no fora-de-estrada, uma vez que combina construção robusta, altura de rodagem elevada, visual imponente e tração totalmente elétrica, “que reduz o consumo e custos de manutenção, oferecendo eficiência real ao usuário”.

A empresa afirma que a plataforma permitirá amplo pacote de assistência à condução. A picape Campo — cujos equipamentos devem servir de referência para o Tático — contará com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e condução semiautônoma nível 2. A marca promete três anos de garantia para o veículo e dez anos para a bateria. No caso da Campo, a produção está planejada para começar em agosto de 2026, com preço estimado em R$ 160 mil.

Fábrica em construção e rede de vendas

Apesar dos três modelos anunciados, a Lecar ainda não possui fábrica ativa. Durante o salão, a empresa apresentou a maquete virtual da planta que será instalada em Sooretama, no Espírito Santo. O prefeito da cidade, Fernando Camiletti (Republicanos), esteve presente à apresentação e reforçou a parceria com a montadora.

Lecar Campo

Para iniciar as operações comerciais, a marca afirma já contar com cinco grupos de lojistas preparados para vender os veículos a partir de dezembro — mesmo antes do início da produção, adiado de meados de 2026 para o início de 2027. A meta é encerrar 2026 com 150 lojas pelo país. Como alternativa de pré-venda, a empresa oferece o programa de “Compra Programada”, um modelo de parcelamento antecipado para garantir posição na fila de espera.

A Lecar também introduziu o chamado “Executivo Lecar”, um vendedor itinerante vinculado à marca, porém sem ligação direta com concessionárias específicas, reforçando a estratégia de capilarização comercial.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...