Salão de São Paulo: Leapmotor confirma a produção de carros elétricos em Pernambuco

Marca chinesa que pertence à Stellantis fabricará modelos movidos a bateria no Polo Industrial de Goiana

Modelos Leapmotor B10 e C10 já estão à venda no Brasil

A Leapmotor, marca chinesa de veículos elétricos da Stellantis que estreou no Brasil na última semana, oficializou nesta quinta-feira (20) o início da produção nacional no Polo Industrial de Goiana-PE a partir de 2026. A confirmação foi feita por Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, durante coletiva no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca aproveitou o evento para reforçar a sua expansão regional, anunciando também a chegada às operações na Argentina, Equador e Colômbia.

Em Goiana já são produzidos os modelos Fiat Toro, Ram Rampage e os Jeep Renegade, Compass e Commander.

No Salão do Automóvel, a Leapmotor apresenta dois modelos inéditos, exibidos para medir a aceitação do público e demonstrar novas propostas da marca. Um deles é o B10 Design, estudo de um novo pacote de acabamento para o SUV B10, disponível em pré-venda, com entregas previstas para janeiro.

Leapmotor C16 é uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo

A outra atração é o C16 Elétrico (BEV), SUV de seis lugares voltado ao segmento premium. O modelo se destaca pela configuração interna pouco usual no mercado brasileiro: duas primeiras fileiras com assentos individuais e elétricos, mesas retráteis inspiradas na aviação e uma tela de entretenimento de 15,6 polegadas dedicada à segunda fileira. Entre os bancos dianteiros, há ainda um compartimento de 8,1 litros capaz de aquecer ou refrigerar alimentos e bebidas.

O C16 aposta também em experiência sonora avançada, com sistema de áudio premium de 21 alto-falantes, tecnologia Dolby Atmos e central multimídia LeapOne de 14,6”, equipada com IA Deepseek. Em segurança, o SUV oferece airbags de cortina que cobrem até a terceira fileira, modo sentinela com gravação externa, Park Assist com memória de vagas e carroceria composta majoritariamente por aços de alta resistência e alumínio.

Na mecânica, o motor elétrico entrega 299 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. O modelo também contará com versão Ultra-Híbrida (REEV), que promete mais de 1.000 km de autonomia no ciclo NEDC. O C16 está no Salão para avaliação de interesse do público sul-americano.

Além das novidades, a Leapmotor exibe os veículos já confirmados para o Brasil, incluindo o B10 Elétrico e o C10, que está à venda na rede de 36 concessionárias nacionais nas versões 100% elétrica (BEV) e Ultra-Híbrida (REEV). A tecnologia REEV, pioneira entre SUVs no país, utiliza um motor a combustão dedicado exclusivamente a gerar energia para recarregar a bateria, eliminando a preocupação com autonomia — um dos principais entraves à adoção de veículos eletrificados no Brasil.

Com o C10 Ultra-Híbrido, o motorista pode optar por recarregar em pontos convencionais ou rápidos, ou simplesmente abastecer o tanque para que o gerador mantenha a bateria carregada durante o trajeto. A proposta busca oferecer transição mais confortável para consumidores que desejam migrar para tecnologias eletrificadas sem abrir mão da praticidade.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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