Ram Dakota será vendida no Brasil em duas versões; veja os detalhes

Picape média será lançada em 2026 para brigar no segmento dominado pela Toyota Hilux

Ram Dakota será vendida nas versões Warlock e Laramie

Confirmada para estrear em 2026, a Ram Dakota teve os primeiros detalhes para o mercado brasileiro confirmados. A nova picape média será vendida no país em duas versões: Laramie e Warlock. Os preços ainda não foram revelados.

A Dakota Laramie terá uma proposta mais luxuosa, com acabamento cromado na grade frontal, que tem uma barra de LED integrada, nos retrovisores externos e nas molduras das janelas. As rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas em pneus 265/60 R18.

A Warlock, mais aventureira, aposta no visual com elementos escurecidos inspirados no conceito Nightfall, como o santantônio integrado à caçamba batizado de “Rambar” e as rodas de liga leve de 17” com pneus de uso misto 265/65 R17.

A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada da Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.

A picape mede 5,35 metros de comprimento, 1,83 m de altura, 1,88 m de largura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba tem 1.210 litros de capacidade volumétrica. A Ram Dakota é capaz de transportar até 1.020 kg de carga útil.

A cabine tem uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos de 7” e na central multimídia de 12,3”, novo console central e acabamento mais caprichado.

As duas versões serão equipadas com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera com visão em 540°, faróis de LED com iluminação dinâmica em curvas, entre outros itens.

Motorização

A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.

Ram Dakota Warlock

O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.

Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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