O custo para a substituição dos pneus está cada vez mais alto. Nesse cenário, surge uma alternativa mais acessível: o pneu remold. Mas você conhece a verdade por trás dele?
O pneu remold é um tipo de pneu reformado que reaproveita a carcaça de um pneu usado, recebendo uma nova camada de borracha para parecer novo. A borracha da banda de rodagem, das laterais e do talão é retirada e substituída por uma nova, vulcanizada no lugar. A partir daí, ele se torna um “pneu novo” — e essa é a “pegadinha” do processo.
Apesar da borracha nova, como a carcaça foi reaproveitada, não é possível saber seu verdadeiro estado: sua durabilidade pode estar comprometida, com oxidação, por exemplo. Além disso, cada pneu, quando novo, possui especificações próprias, como carga máxima e velocidade máxima admitidas.
Sabe aquela recomendação de que não se deve colocar pneus diferentes no mesmo eixo? Na prática, é esse mesmo risco que corre quem opta por instalar pneus remold, já que a estrutura pode vir de fabricantes distintos. Além disso, a durabilidade é menor. É importante destacar também que todo pneu remold deve ser identificado com uma gravação em alto-relevo na lateral.
Pneu remold é diferente de recauchutado
A recauchutagem de pneus consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como a banda de rodagem e os ombros. É importante lembrar que pneus recauchutados podem ser utilizados apenas em carros de passeio e comerciais leves.
De acordo com o Inmetro, pneus recauchutados não podem ter mais de 7 anos e não devem passar por mais de 3 reformas. Seu tempo de vida útil também é 50% menor em relação a um pneu novo.
E o pneu recapado?
O pneu recapado é diferente do recauchutado e é muito utilizado no setor de transportes. Nesse caso, a estrutura é feita para ser reutilizada, e apenas a banda de rodagem é trocada. Ele é seguro, desde que o serviço seja realizado por empresas reconhecidas no mercado.
É importante destacar que caminhões e ônibus devem sempre utilizar pneus novos no eixo dianteiro.