Influenciador descobre protótipo de SUV da VW Amarok que nunca foi produzido

Modelo foi encontrado em oficina na Alemanha, mas teve a sua produção descartada por não atender às legislações europeias

Ao lançar a Amarok, em 2010, a Volkswagen surpreendeu ao deixar de lado sua tradição centrada em carros compactos europeus para ingressar no competitivo segmento das picapes médias com chassi. A aposta se mostrou acertada, com a picape mantendo produção contínua desde então. Mas a história da Amarok quase ganhou um capítulo inédito: um SUV derivado, que jamais chegou às ruas e permaneceu desconhecido até ser revelado por um achado inesperado na Alemanha.

Um protótipo do utilitário esportivo, totalmente funcional e datado de 2011, foi encontrado por acaso pelo influenciador Marc Pelzer em uma oficina alemã. Nunca exibido ao público, o modelo mostra como a marca planejava enfrentar rivais como Mitsubishi Pajero, Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. A dianteira é idêntica à da Amarok de primeira geração, mas a traseira foi redesenhada com carroceria fechada e detalhes que o aproximavam de um SUV tradicional de sete lugares.

O interior do protótipo chama atenção pelo acabamento em couro marrom e por um recurso inusitado no segmento: uma porta traseira com três modos de abertura — para cima, lateralmente para a esquerda ou somente pelo vidro, que também se levanta. Há ainda itens que, em 2011, eram raros até mesmo na própria Amarok, como bancos dianteiros aquecidos e sistemas Isofix nos assentos traseiros.

Apesar do avanço técnico, o modelo não chegou a ser produzido. A razão principal estava na legislação europeia: enquanto a Amarok era homologada como veículo comercial, o SUV precisaria ser registrado como automóvel de passageiros — categoria para a qual os motores 2.0 turbodiesel da época não atendiam às normas de emissões. O projeto seguiu adiante por alguns anos, mas, segundo informações da imprensa argentina, acabou definitivamente arquivado em 2014. Naquele momento, a Volkswagen também descartou fabricá-lo no país vizinho, onde altos impostos estabelecidos pelo governo da ex-presidente Cristina Kirchner classificariam o veículo como modelo de luxo, elevando seu preço e inviabilizando a operação.

Nova Amarok sul-americana chega em 2027

Enquanto o SUV baseado na Amarok nunca saiu do papel, a picape ganhará uma nova geração destinada à América do Sul. Prevista para 2027, ela será desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC e compartilhará grande parte de sua base com a Maxus Interstellar X, picape de porte superior à atual.

Teaser nova VW Amarok

Ainda não há confirmação sobre o design final da chamada “Amarok South America”. Uma projeção do designer brasileiro João Carlos Pavone sugere mudanças mais profundas na dianteira, mas laterais semelhantes às do modelo chinês. Caso siga fiel à Interstellar X, a nova Amarok replicará a estratégia da Fiat Titano, que compartilha carroceria com os modelos Peugeot Landtrek e Changan Hunter.

O aumento de dimensões também será expressivo: a próxima geração terá 5,50 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de entre-eixos — medidas maiores que as da Amarok atual. Com isso, a picape passará a flertar com o segmento de modelos grandes, como Ram 1500, distanciando-se das médias tradicionais, como a Chevrolet S10.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...