A Chevrolet revelou o nome do seu próximo lançamento, o SUV do Onix: ele reviverá o nome Sonic, utilizado pela marca em um hatch compacto vendido entre 2012 e 2014. O modelo tem lançamento previsto para maio de 2026 e disputará mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Tera, entre outros modelos da categoria. Até então, Sonic estava sendo chamado pelo nome interno do seu projeto, Carbon.
O Chevrolet Sonic será fabricado em Gravataí-RS, na mesma linha de produção dos modelos Onix e Onix Plus, isso porque dividirá diversos componentes, inclusive de carroceria, com os modelos compactos. Embora a Chevrolet tenha revelado imagens de protótipos bastante camuflados, é possível notar alguns elementos visuais do futuro SUV nacional da GM.
A dianteira terá os faróis separados em dois elementos (tendência adotada recentemente nos modelos Spin, Montana e Tracker), grade frontal do tipo colmeia e para-lamas mais volumosos. As projeções gentilmente cedidas pelo designer
Traseira do SUV do Onix terá lanternas interligadas por peça plástica
A traseira terá lanternas horizontais, conectadas por um aplique plástico atravessando a tampa do porta-malas, que será exclusiva do modelo para se diferenciar do Onix.
O interior será praticamente idêntico do Onix, mas as portas ganharão novas forrações e bancos com padronagem exclusiva. A oferta de equipamentos deverá ser parecida com a do hatch, mantendo a central multimídia MyLink em todas as versões, mas limitando assistências de condução às configurações mais caras.
Em termos de motorização, o SUV do Onix manterá o 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta e correia banhada a óleo, que gera 115,5 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, e câmbio automático de seis marchas. Alguma versão com transmissão manual de seis velocidades poderá ser oferecida.
Novo Chevrolet Sonic, ainda completamente camuflado, na linha de montagem em Gravataí (RS)
Segmento em crescimento
O segmento do Chevrolet Sonic é um dos que mais tem recebido novidades e parece que está agradando aos consumidores. Um dos últimos modelos lançados, o VW Tera, foi carro mais vendido do Brasil em outubro, com 10.162 unidades emplacadas.
Volkswagen Tera liderou as vendas pelo segundo mês consecutivo