Ford Ranger híbrida com quase 300 cv será flex no Brasil em 2027

Marca confirma que picape será feita na Argentina com motor turbo capaz de rodar com etanol

Ford Ranger Hybrid combina motor 2.3 turbo a um elétrico para entregar 281 cv de potência combinada

Após confirmar a produção da Ranger híbrida plug-in (PHEV) na Argentina a partir de 2027, a Ford revelou um detalhe importante sobre a versão destinada ao mercado brasileiro: o modelo será flex, capaz de rodar com gasolina e etanol em qualquer proporção. O conjunto combinará o motor EcoBoost 2.3 turbo de quatro cilindros a um propulsor elétrico, formando um conjunto híbrido inédito e desenvolvido especialmente para o país.

De acordo com a Ford, o novo motor está sendo desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí-SP — no local também foram projetados outros motores da Ranger: Lion 3.0 V6 e o Panther 2.0, ambos turbodiesel. O complexo é um dos sete que a marca mantém globalmente, ao lado de unidades nos Estados Unidos, Europa, Austrália e China.

Ford Ranger Hybrid tem autonomia elétrica de 45 km

No exterior, a motorização híbrida da Ranger entrega 281 cv de potência e 70,3 kgfm de torque combinados, sempre associada ao câmbio automático de 10 marchas e tração integral e-4WD, com caixa de transferência de alcance duplo e bloqueio do diferencial traseiro. Embora a Ford ainda não tenha confirmado números de potência e consumo para a versão flex, as especificações devem ser semelhantes.

A Ranger PHEV manterá as capacidades de carga e reboque das versões a combustão, com até uma tonelada de carga útil e 3,5 toneladas de reboque. A bateria de 11,8 kWh permitirá autonomia elétrica de cerca de 45 km, ideal para trajetos urbanos de curta distância.

A produção da picape e do novo motor híbrido-flex ocorrerá no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, que receberá um investimento adicional de US$ 170 milhões para adequação da linha de montagem. O valor se soma aos US$ 700 milhões já aplicados nos últimos quatro anos, usados para modernizar a fábrica, lançar a nova geração da Ranger, construir uma nova unidade de motores e introduzir versões de cabine simples da picape.

Bateria do sistema híbrido pode ser recarregada em fontes externas

Com esses investimentos, a fábrica argentina se consolida como polo estratégico da Ford na América do Sul.

No Brasil, a Ranger vive um momento de alta: em 2025, é a segunda picape média mais vendida do país, com mais de 28 mil unidades emplacadas até outubro — média de quase 3 mil veículos por mês, ficando atrás apenas da Toyota Hilux, que soma quase 37 mil emplacamentos no acumulado do ano.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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