Segundo informações da imprensa japonesa, a Toyota está desenvolvendo um novo SUV e uma inédita picape da família Land Cruiser, que podem romper com uma tradição de mais de 70 anos: a construção com chassi de longarina, típica dos modelos mais resistentes e voltados ao uso pesado, pode dar lugar à estrutura monobloco – semelhante à usada pela Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick.
Desde 1951, todos os Land Cruisers são construídos com chassi sob a carroceria, arquitetura referência em robustez e durabilidade no fora-de-estrada. Porém, os novos projetos devem utilizar estrutura monobloco para priorizar o conforto, a dirigibilidade e a eficiência no uso mais urbano — uma mudança que coloca modelos Land Cruiser em sintonia com tendências modernas do mercado global.
A possível guinada ganha força após a apresentação de dois conceitos em 2023: o SUV Land Cruiser e a picape EPU, ambos elétricos. As linhas dos protótipos antecipam o visual dos modelos de produção e sinalizam a intenção da Toyota de ampliar a família Land Cruiser para um público mais amplo. A picape conceitual EPU chamava atenção pelo tamanho pouco menor que o de uma Hilux (5,07 metros de comprimento), mas com soluções mais modernas, como caçamba extensível.
As futuras versões podem oferecer motorização elétrica ou híbrida, apoiadas na plataforma e-TNGA ou em outra variação monobloco. A Toyota vem reforçando sua estratégia, oferecendo diferentes tipos de propulsão para atender às necessidades de cada mercado.
Os lançamentos também podem alcançar os Estados Unidos. A picape é cotada para chegar ao mercado estadunidense até 2027, enquanto o novo SUV poderia estrear já em 2026, aproveitando o 75º aniversário da Land Cruiser. O interesse em produção local se deve às tarifas de importação e ao investimento bilionário da Toyota em fábricas nos Estados Unidos.
Por lá, a picape Land Cruiser teria espaço para atuar como uma opção mais acessível dentro da gama Toyota, posicionando-se abaixo de Tacoma e Tundra, ambas construídas com chassi de longarinas — além de enfrentar futuras rivais elétricas, como a próxima geração da Ford Ranger EV.