Jeep Avenger, o ‘mini-Renegade’, é atração da marca no Salão de São Paulo

Com produção já confirmada para a fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), novo SUV tem detalhes revelados; apresentação do modelo recriou momento icônico

Novo SUV entrou no palco atravessando uma parede de vidro

O Avenger é a grande atração da Jeep no Salão do Automóvel de São Paulo, que recebe o público entre os dias 22 e 30 de novembro no Distrito Anhembi, na capital paulista. O modelo é uma espécie de “mini-Renegade” e será fabricado pela Stellantis na planta industrial do grupo em Porto Real (RJ). É de lá que saem os carros da Citroën, C3, Aircross e Basalt, com os quais o Jeep Avenger dividirá a plataforma.

Na apresentação para a imprensa nesta quinta-feira (20), o Avenger entrou de forma espetacular no palco, atravessando uma parede de vidro e repetindo uma cena icônica, que foi a apresentação do Jeep Grand Cherokee em 1992, no Salão de Detroit (EUA)

Jeep Avenger será posicionado abaixo do Renegade

O Jeep Avenger é um sucesso global da marca e chega para completar a gama nacional ao lado do Renegade, Compass e Commander. No Salão de São Ppaulo, a Jeep revelou que o novo SUV terá integração com inteligência artificial via ChatGPT, em parceria com a OpenIA.

Os proprietários poderão conversar com o carro de forma natural, dando comandos como “aumentar a temperatura do ar-condicionado” ou fazendo perguntas do dia a dia — tudo isso com respostas inteligentes e contextualizadas. A inovação oferece outras possibilidades, como a montagem de roteiros de viagens ou ainda um resumo sobre as novidades do mercado automotivo.

Jeep Avenger será produzido e lançado no Brasil em 2026

Durante a apresentação no Salão de SP, a Jeep não divulgou detalhes técnicos do novo SUV Avenger, mas o portal Autos Segredos já revelou que virá com o motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve de 12 volts já utilizado em outros modelos da Stellantis, como Fiat Pulse e Fastback.

Outras atrações

A Jeep terá outras atrações em seu estande no Salão do Automóvel. O Jeep Convoy é um conceito inspirado em veículos militares, desenvolvido para o Easter Jeep Safari no deserto de Moab, Utah, onde a Jeep testa suas capacidades off-road. Baseado no Gladiator Mojave, o Convoy se destaca por seu visual robusto e exclusivo, com pintura fosca Ghost Ops, capô e dianteira no estilo “J-truck”, guincho Warn Zeon de 5,4 toneladas e grade de sete fendas inspirada na clássica SJ dos anos 1960.

Conceito será uma das atrações da marca no Salão de SP

Equipado com iluminação LED âmbar, portas e capota de lona marrom, para-lamas de alta abertura e rodas Warn de 17 polegadas com pneus BFG Krawler de 40 polegadas, o modelo celebra a autenticidade e a tradição da Jeep, sendo um ícone para os entusiastas do off-road.

Jeep 100% elétrico

O Jeep Recon Moab é 100% elétrico e tem sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain da Jeep que oferece cinco modos de condução para diferentes climas e terrenos. O veículo possui motor de 650 cv, 84,5 kgfm de torque instantâneo e autonomia estimada de até 400 km no modo 100% elétrico. O Recon acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, além de ser o único veículo totalmente elétrico com selo Trail Rated.

Este SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 s

O Recon tem tela de tela de 14,5", a maior já usada pela Jeep, e é o único SUV elétrico com portas removíveis, teto elétrico Sky One-Touch, vidro traseiro basculante e janelas laterais traseiras destacáveis — tudo sem ferramentas.

Novo Jeep Cherokee

Durante o evento, o público poderá conhecer de perto a versão Overland do novo Jeep Cherokee, que foi lançada recentemente no mercado norte-americano. O Novo Cherokee é maior em comprimento, altura e largura em relação ao modelo anterior,. Ele conta com novo motor híbrido 1.6 turbo de quatro cilindros, entrega uma autonomia de mais de 800 km com um único tanque e consumo estimado de 15,7 km/l. O conjunto entrega 212 cv de potência e 31,8 kgfm de torque.

Jeep declara que novo Cherokee é capaz de rodar mais de 800 km sem reabastecer

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!

Ouvindo...