A Toyota confirmou oficialmente a chegada do GR Yaris ao mercado brasileiro. Inspirado no modelo que garantiu à marca o título antecipado no Mundial de Rali (WRC) de 2025, o hot hatch será oferecido nas versões com câmbio manual e automático, com as primeiras entregas programadas para abril de 2026. O desenvolvimento do modelo ficou a cargo da divisão esportiva Toyota Gazoo Racing. O preço ainda não foi revelado.
O GR Yaris combina elementos de duas plataformas da marca. A dianteira deriva do Yaris europeu, construído sobre a base GA-B, com suspensão McPherson de três pontos de fixação. A traseira se apoia na estrutura GA-C, normalmente usada em modelos maiores, e recebe suspensão independente do tipo double wishbone.
A carroceria ganhou cerca de 15% mais pontos de solda e adesivos estruturais, aumentando substancialmente a rigidez. A direção elétrica foi calibrada pelo piloto Kazuya Oshima, garantindo respostas mais diretas e melhor comunicação entre o volante e o conjunto de rodas. O peso total do carro é de 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática.
O GR Yaris é movido pelo motor 1.6 turbo de três cilindros capaz de gerar 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque. Para alcançar esse desempenho, a Toyota empregou pistões reforçados, sistema de injeção D-4ST com pressão de 260 bar e um conjunto de refrigeração aprimorado, incluindo radiador de óleo otimizado e pulverização de água sobre o intercooler em situações de uso extremo.
O sistema de tração integral GR-Four, compartilhado com o GR Corolla, conta com três diferenciais — um central e dois Torsen — e oferece diferentes modos de operação: Normal (60:40), Gravel (53:47) e Track (entre 60:40 e 30:70). A variedade de ajustes reforça a vocação do modelo para trechos técnicos e superfícies desafiadoras.
O modelo será vendido com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou a nova transmissão automática GR-DAT, de oito marchas. No modo manual, o padrão segue a lógica das competições: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para subir as marchas, proporcionando uma condução mais envolvente.
A cabine do GR Yaris foi desenvolvida com foco no condutor. O console central é inclinado em 15° para melhorar a ergonomia, e há espaço para a instalação de instrumentos adicionais, como mostradores esportivos ou equipamentos de copiloto.
O painel digital de 12,3 polegadas oferece modos Normal e Esportivo — este com informações simplificadas e voltadas ao desempenho. Nas versões automáticas, o sistema exibe a temperatura do óleo da transmissão e alertas para reduções.
A posição de condução também foi revista: painel rebaixado, retrovisor reposicionado e bancos 25 mm mais baixos para melhorar a visibilidade e oferecer uma postura mais esportiva, semelhante à de carros de competição.