Ram Dakota: nova picape média tem preços e versão básica revelados, diz site

Modelo será lançado em 2026 para brigar no segmento dominado pela Toyota Hilux

A nova Ram Dakota será vendida no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2026 nas versões Warlock e Laramie, que ainda não teve os preços divulgados oficialmente. No entanto, os valores estimados e a oferta de uma nova versão de entrada foram revelados pelo site Auto+.

Segundo a apuração do jornalista Rafael Dea, a Ram Dakota Warlock custará por volta de R$ 310 mil, para competir na faixa de Chevrolet S10 Z71 (R$ 314.900), Ford Ranger XLT V6 (R$ 315.990), Nissan Frontier Platinum e Pro-4X (ambas tabeladas em R$ 317.990) e Toyota Hilux SR (R$ 310.090) e SRV (R$ 314.690).

Ram Dakota Warlock

Já a versão Laramie será oferecida por cerca de R$ 330 mil, custando menos que as versões similares das concorrentes, posicionadas a partir dos R$ 340 mil.

Por fim, a Ram Dakota deverá seguir a “irmã” menor Rampage e oferecer a versão Big Horn, uma opção mais básica com preço abaixo dos R$ 300 mil que competiria com Chevrolet S10 WT automática (R$ 296.990), Ford Ranger XLS 2.0 (R$ 285.990), Mitsubishi Triton HPE 4x4 (R$ 292.990) e Toyota Hilux STD Power Pack (R$ 292.790).

Como é a Ram Dakota

A Ram Dakota é, basicamente, uma versão mais refinada da Fiat Titano que, por sua vez, é derivada da picape chinesa Changan Hunter. O modelo é construído sobre o mesmo chassi de longarinas e aproveita o conjunto mecânico, entre outros componentes, da Titano.

A versão Warlock, tem uma pegada mais aventureira, apostando no visual com elementos escurecidos inspirados no conceito Nightfall, como o santantônio integrado à caçamba batizado de “Rambar” e as rodas de liga leve de 17” com pneus de uso misto 265/65 R17.

A Laramie, por sua vez, tem uma proposta mais luxuosa, com acabamento cromado na grade frontal, que tem uma barra de LED integrada, nos retrovisores externos e nas molduras das janelas. As rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas em pneus 265/60 R18.

A picape mede 5,35 metros de comprimento, 1,83 m de altura, 1,88 m de largura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba tem 1.210 litros de capacidade volumétrica. A Ram Dakota é capaz de transportar até 1.020 kg de carga útil.

A cabine tem uma proposta mais luxuosa que a da Fiat Titano ao combinar telas de alta resolução no quadro de instrumentos de 7” e na central multimídia de 12,3”, novo console central e acabamento mais caprichado.

As duas versões chegarão ao mercado equipadas com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera com visão em 540°, faróis de LED com iluminação dinâmica em curvas, entre outros itens.

A Big Horn, caso seja lançada, perderá boa parte desses itens para se posicionar entre as versões mais baratas das picapes médias concorrentes.

Motorização

A motorização será a mesma à da Fiat Titano: MultiJet 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, ficará na média da categoria, uma vez que as rivais chinesas mal atingem os 190 cv, enquanto Amarok V6, Hilux, Ranger V6 e S10 superam os 200 cv.

O câmbio será o automático de oito marchas 8HP50 fornecido pela ZF, conectado à tração 4x4 com diferencial central com acoplamento automático da BorgWarner, que atua como um sistema de tração integral sob demanda ao identificar perda de aderência nas rodas traseiras. A Ram Dakota ainda terá bloqueio do diferencial traseiro e assistente de velocidade em declives.

Apesar de ser praticamente idêntica à Fiat Titano, a Ram Dakota será comercializada numa faixa de preços pouco superior ao da “irmã” italiana para focar nos potenciais clientes de Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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