A General Motors já tem data para iniciar a montagem do Chevrolet Spark EUV no Brasil: dia 3 de dezembro. O SUV elétrico chinês será montado em parceria com a Comexport em Horizonte-CE, na antiga fábrica da Troller, utilizando o sistema SKD - em que o veículo chega parcialmente desmontado e é finalizado no país.
A operação estreia com capacidade mensal estimada em 400 unidades, volume que pode ser ampliado conforme a demanda. A estratégia permite reduzir custos de importação e tornar o SUV compacto elétrico mais competitivo no mercado nacional, especialmente em um momento de expansão das vendas de modelos eletrificados.
O Chevrolet Spark EUV tem preço sugerido de R$ 159.990 e aposta em um posicionamento voltado ao público urbano. Equipado com motor elétrico de 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, alimentado por bateria de 42 kWh, o modelo entrega autonomia de aproximadamente 258 quilômetros segundo o Inmetro, que tem uma metodologia mais rigorosa.
O Spark é equipado de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, painel digital, central multimídia, entre outros itens.
A decisão de utilizar a fábrica cearense reforça o movimento de revitalização do complexo industrial deixado pela Troller, quando teve as suas atividades encerradas junto com a produção nacional da Ford, em 2021. Desde que assumiu o espaço, a Comexport tem buscado atrair montadoras e projetos de produção, e o acordo com a GM representa o avanço mais significativo até agora.
Com a montagem local do Spark EUV, a Chevrolet passa a integrar o grupo de fabricantes que utilizam produção nacional para fortalecer sua estratégia de eletrificação no país. A marca não descarta ampliar o portfólio elétrico brasileiro nos próximos anos, acompanhando o crescimento do segmento.