BYD Yuan Pro híbrido promete fazer 55,5 km/l e rodar 1.020 km com um tanque de gasolina

SUV foi apresentado em duas versões e deve chegar ao Brasil no ano que vem

A BYD revelou em Barcelona, na Espanha, o novo Atto 2 DM-i, versão híbrida plug-in do SUV compacto conhecido no Brasil como Yuan Pro. A estreia global do modelo amplia a presença da marca no segmento de veículos urbanos eletrificados, ao lado da nova variante elétrica de longo alcance Atto 2 Comfort, também apresentada no evento.

O Atto 2 DM-i utiliza a plataforma Super Hybrid DM, tecnologia híbrida plug-in desenvolvida pela própria BYD. O sistema combina autonomia elétrica para deslocamentos diários com um alcance total elevado. De acordo com dados da fabricante, o SUV pode rodar até 90 quilômetros no modo totalmente elétrico (ciclo europeu WLTP) e atingir cerca de 1.020 quilômetros de autonomia combinada, com consumo declarado de expressivos 55,5 km/l — um dos melhores índices entre os SUVs compactos vendidos na Europa.

A gama híbrida será composta por duas versões. A configuração Active entrega 122 166 cv, equipada com bateria de 7,8 kWh, garantindo aproximadamente 40 quilômetros de autonomia elétrica e cerca de 930 quilômetros de alcance total. Já a versão Boost oferece 212 cv, bateria de 18 kWh e até 90 quilômetros de alcance sem gastar gasolina. Neste caso, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega aos 180 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Apesar do foco na eficiência, o Atto 2 DM-i traz uma lista de equipamentos ampla, incluindo tela multimídia de 12,8 polegadas, que deixa de ser giratória, acabamento em couro vegano, iluminação ambiente, carregador por indução, teto panorâmico e função Vehicle-to-Load (V2L), capaz de fornecer energia externa de até 3,3 kW. No pacote de segurança, o modelo oferece ISOFIX/i-Size, assistentes de condução e câmeras 360°.

Visualmente, o híbrido se diferencia da versão elétrica por contar com uma grade frontal maior, necessária para o arrefecimento do motor a combustão, além de logotipo exclusivo e opção de pintura Midnight Blue. Com 4,3 metros de comprimento e rodas de 17 polegadas, o SUV foi projetado para uso urbano, combinando boa manobrabilidade e espaço interno otimizado pela arquitetura híbrida. O porta-malas possui 425 litros, ampliáveis para 1.335 litros com os bancos traseiros rebatidos.

No Brasil, o Atto 2 é vendido apenas em versão elétrica, sob o nome BYD Yuan Pro, com preço sugerido de R$ 182.990. A chegada da variante híbrida ainda não foi confirmada pela marca, mas não está descartada diante da estratégia global da BYD de ampliar sua oferta de modelos PHEV. Caso fosse importado com valores alinhados ao mercado europeu — onde parte de cerca de 20 mil euros (pouco mais de R$ 100 mil em conversão direta) — o Yuan Pro DM-i poderia se posicionar como o híbrido plug-in mais acessível do país, disputando um espaço inédito no segmento de SUVs compactos eletrificados.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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