Nova Fiat Strada atinge a marca de 800 mil unidades fabricadas em Betim

Segunda geração da picape compacta soma mais de 115 mil emplacamentos em 2025 e deve fechar o ano como o veículo mais vendido do Brasil

A nova Fiat Strada atingiu a marca de 800 mil unidades fabricadas desde a sua estreia, em 2020. A picape compacta está prestes a terminar 2025 como o veículo mais vendido pelo quinto ano consecutivo, considerando automóveis e comerciais leves. Entre janeiro e outubro, a Strada somou 115.346 emplacamentos, volume que a coloca mais de 12 mil veículos à frente do segundo colocado, o Volkswagen Polo. O melhor mês do ano, até agora, foi outubro, quando a picape registrou 14.040 unidades vendidas.

Embora a geração atual concentre grande parte dos holofotes, a trajetória da Strada no país remonta ao primeiro lançamento, em 1998. Em 27 anos de presença no mercado, a picape consolidou-se como referência em robustez, versatilidade e confiabilidade, mantendo a liderança entre as compactas por 25 anos consecutivos. A evolução do modelo ao longo das décadas se tornou um dos principais fatores para sua longevidade e relevância no segmento.

A nova Fiat Strada, lançada em 2020, ampliou esse legado ao introduzir soluções inéditas para a categoria. Foi a primeira picape compacta a oferecer quatro portas e capacidade para cinco passageiros, além de recursos como controle de estabilidade e central multimídia conectada. Nos anos seguintes, continuou inovando: em 2021, inaugurou o câmbio automático CVT no segmento; em 2023, estreou o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.

A capacidade de carga também é um dos atributos de destaque da geração atual. As versões cabine simples podem transportar até 720 kg e 1.354 litros de capacidade volumétrica, enquanto as de cabine dupla suportam 650 kg e 844 litros, respectivamente. Ambas têm capacidade de reboque de 400 kg.

“Alcançar 800 mil unidades produzidas em cinco anos é a prova do protagonismo da nova Strada. A cada novo resultado, a Strada se reafirma como o carro preferido dos brasileiros, unindo alta performance, versatilidade e robustez”, afirma Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...