Renault Kardian tira cinco estrelas no Latin NCAP; VW Taos mantém nota máxima

SUVs foram reavaliados nos testes de segurança após sofrerem atualizações

Renault Kardian tira nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP

O Latin NCAP (entidade que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina) divulgou nesta quinta-feira (27) a sétima rodada de resultados de 2025, marcada por dois importantes destaques: o Renault Kardian, o primeiro modelo da marca a conquistar cinco estrelas no programa, e o Volkswagen Taos, que teve sua nota máxima renovada após atualização estrutural e de equipamentos.

Produzido no Brasil, o Kardian já havia sido avaliado em 2024, quando recebeu quatro estrelas. Desde então, a Renault decidiu aprimorar o modelo com foco em segurança e submetê-lo novamente aos testes. A principal evolução está na inclusão da frenagem autônoma de emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Via (VRU), tecnologia que se soma aos seis airbags e ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) já oferecidos de série. O AEB permanece como opcional, mas foi suficiente para elevar a nota do SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais-PR.

Nos ensaios mais recentes, o Renault Kardian registrou 83,41% de proteção a adultos, 82,92% para crianças, 72,96% para pedestres e usuários vulneráveis, além de 83,78% em assistência à segurança. O de frenagem autônoma de emergência foi destaque ao atingir pontuação máxima. O impacto frontal mostrou estrutura estável, mas revelou área dos pés instável e proteção apenas marginal para o peito do motorista. Já os impactos lateral e lateral de poste apresentaram bom desempenho graças aos airbags laterais e de cortina. A proteção contra chicotada cervical foi considerada marginal.

Na proteção infantil, o SUV seguiu as melhores práticas globais ao posicionar ambas as cadeirinhas viradas para trás, com ancoragens ISOFIX. Os resultados foram positivos nos impactos frontal e lateral, ainda que o boneco que simula uma criança de três anos de idade tenha apresentado leve exposição lateral sem riscos críticos. Em pedestres, o desempenho variou: boa proteção para a cabeça em grande parte das áreas, mas fraca próximo ao para-brisa e pilares A.

Os resultados são válidos para unidades produzidas a partir de 14 de agosto de 2025, com numeração de chassi iniciando em 93YRJF000TJ403319.

Volkswagen Taos mantém nota após reestilização

O Volkswagen Taos, agora importado somente do México, também foi reavaliado. O SUV já havia conquistado cinco estrelas em 2021, quando era fabricado também na Argentina, e retornou aos testes após um facelift que trouxe mudanças na dianteira e novos equipamentos de segurança. A versão atualizada conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração e frenagem autônoma de série, além de oferecer tecnologias como detecção de ponto cego e assistente de permanência em faixa como opcionais.

O Taos obteve 90,69% de proteção a adultos, 89,80% para crianças, 67,67% para pedestres e expressivos 92,15% em assistência à segurança. A estrutura mostrou-se estável no impacto frontal, com proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o do passageiro. No impacto lateral e no impacto de poste, o SUV exibiu proteção completa ou boa na maioria das regiões corporais. Crianças tiveram proteção total nos cenários frontal e lateral.

Em pedestres, porém, a parte superior das pernas permanece como ponto crítico, com desempenho majoritariamente ruim. Entre as tecnologias, a frenagem autônoma de emergência em percurso urbano alcançou pontuação máxima, enquanto na estrada o sistema obteve bom desempenho, mas não atingiu o limite máximo. O detector de ponto cego foi bem avaliado e obteve pontuação máxima. Já o sistema de manutenção em faixa não pontuou por não retornar automaticamente ao estado ligado após o reinício do veículo. Os resultados valem para unidades produzidas desde 28 de outubro de 2024, com chassis a partir de 3VV9P6B26SM000641.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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