Ouvindo...

Fiat confirma 5 novos carros para o Brasil até 2030; veja quais serão

Primeiro modelo da nova fase da montadora será o sucessor do Argo, que dará origem a novos Pulse, Fastback e Strada

Fiat Grande Panda será o primeiro dos modelos inéditos no Brasil

A Fiat comemora, em 2025, 50 anos de atividade do polo industrial de Betim (MG). E como parte das celebrações, nesta quarta-feira (17), a montadora anunciou que irá lançar cinco novos carros no Brasil até 2030. O plano, que faz parte do investimento de R$ 30 bilhões já noticiado, foi revelado pelo vice-presidente da Fiat para a América do Sul, Frederico Battaglia, em evento que aconteceu em Turim, na Itália.

Os modelos que chegarão ao mercado brasileiro ao longo dos próximos cinco anos não foram revelados, mas, de acordo com a mídia especializada como o site Autos Segredos, o primeiro lançamento será o Grande Panda. Aqui, ele poderá ser chamado aqui de novo Argo - e que foi tratado também como uma espécie de novo Uno, embora a “ressurreição” deste nome não esteja sendo cogitada.

O novo Argo (ou Grande Panda) deve ser lançado já em 2026 e será produzido em Betim com uma nova plataforma herdada do grupo PSA (Peugeot Citroën), absorvido pela Stellantis quando o grupo foi criado. Ainda segundo publicado pelo jornalista Marlos Ney Vidal, publisher do Autos Segredos, o novo modelo terá diferenças visuais - portas, para-choque e tampa de porta-malas, por exemplo - em relação ao Grande Panda já vendido na Europa.

Novas Strada, Toro e Fastback

Além do Grande Panda que tomará o lugar do Argo e do Pulse, os outros quatro modelos da Fiat que chegarão ao mercado brasileiro são as novas gerações das picapes Strada e Toro e do Fastback. Além disso, a marca deverá lançar um SUV de 7 lugares, segundo apuração da revista Auto Esporte. Todos os modelos deverão ser feitos em Betim, com exceção da Toro que, hoje, é feita em Goiana (PE).

Quanto a motorização destes novos modelos, nada de inovador deverá ser trazido e eles deverão receber os conjuntos mecânicos já utilizados na linha atual, como o 1.0 aspirado Firefly, o GSE 1.0 turbo com conjunto híbrido leve de 12 volts. Já o 1.3 turbo deve receber um híbrido leve de 48 V.

Em 2024, a Fiat apresentou carros-conceitos que anteciparam, com os exageros estéticos desse tipo de protótipo, as linhas que estes novos carros devem ter.

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!