A General Motors anunciou nesta quinta-feira (18) que irá fornecer quatro carros elétricos para a Presidência e a Vice-presidência da República em contrato de comodato. Trata-se do SUV Blazer EV RS, carro com preço de tabela de mais de meio milhão de reais. Desta forma, o Brasil será o primeiro país do mundo a adotar um comboio oficial totalmente elétrico para os seus chefes de Estado.
Além dos carros elétricos, a WEG, empresa parceira da GM, forneceu a infraestrutura de recarga instalada no Palácio do Planalto: serão dois carregadores convencionais (AC) e um rápido (DC).
Segundo comunicado da montadora, os veículos cedidos à Presidência da República são de propriedade da General Motors e foram disponibilizados ao Governo Federal sem qualquer custo, por meio de contrato de comodato, válido por um ano e com possibilidade de renovação. Os carregadores fornecidos em parceria com a WEG, também foram cedidos no mesmo modelo de comodato.
“Seguimos avançando na estratégia de liderar a transição para uma mobilidade de baixo carbono, alinhada à meta global da GM de neutralizar as emissões até 2040’’, afirmou Fabio Rua, vice-presidente da General Motors América do Sul durante o anúncio da concessão.
Além do carro elétrico, três carregores foram cedidos em comodato
O que é o Blazer EV
O Blazer EV é um SUV elétrico vendido pela GM no Brasil com preço de tabela de R$ 503.190. Ele tem tem motor e tração traseira com 347 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. Mesmo com 4,88 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 2.495 kg, segundo a GM, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.
Modelo tem autonomia de quase 500 km, uma das maiores do Brasil
O Blazer EV RS é construído sobre a nova plataforma Ultium e tem bateria com capacidade de 102 kWh, com recarga rápida de até 80% em cerca de 40 minutos. A autonomia, de acordo com o padrão do Inmetro, é de 481 km com uma única carga.
Quatro unidades do SUV foram cedidas em comodato de um ano