O motorista se aproxima da bomba e pede para o frentista colocar gasolina. “Comum ou aditivada”, devolve o profissional. E aí? Será que ele sabe qual é a melhor para o carro? Colocar aditivada é jogar dinheiro fora? E se tiver a chamada “premium” como opção?
Gasolinas comum e aditivada: o que têm em comum
Primeiramente é importante entender que a gasolina brasileira, comum ou aditivada, vendida nos postos, chamada tecnicamente de tipo C, desde o mês de agosto, tem 30% de etanol anidro - praticamente sem água - em sua formulação. E as duas têm 93 RON de octanagem que, resumidamente, é a resistência delas à temperatura e pressão.
E as diferenças entre as gasolinas?
Afinal, qual a diferença entre as gasolinas comum e aditivada? Como o próprio nome deixa claro, a segunda tem aditivos do tipo detergente e dispersante, isto é, que minimizam a formação de depósitos carboníferos resultantes da queima do combustível.
Esses depósitos, a longo prazo, diminuem a eficiência do motor, reduzindo a potência e aumentando o consumo de combustível.
Gasolina aditivada evita a o acúmulo de depósito carboníferos no motor
Gasolina premium
Pelas regras da ANP, agência que regula o comércio de combustível no Brasil, entre outras atribuições, a gasolina premium - a mais conhecida é a Podium dos postos Petrobras - tem maior octanagem: no mínimo 97 RON.
Outra diferença marcante é a menor quantidade de etanol na formulação: enquanto a gasolina comum e a aditivada têm 30% do derivado da cana, na gasolina premium, essa quantidade é de 25%. Por fim, esse combustível tem maior estabilidade, isso é, dura mais tempo no tanque em relação as gasolina comum e aditivada.
Vale também destacar que a gasolina premium também tem aditivos detergentes e dispersantes na sua composição.
Quando usar
A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro, mas os seus benefícios só serão percebidos em carros com motores como taxa de compressão elevada. E como ela tem menor de teor de etanol, pode ser útil em carros importados ou mais antigos.
Vale a pena usar gasolina aditvada?
O uso da gasolina aditivada garante o melhor funcionamento do motor a longo prazo. Mas há um grande problema em recomendá-la: ela não tem qualquer tipo de regulamentação ou fiscalização, ou seja, nenhuma norma determina uma quantidade mínima de aditivo ou se a que está à venda no posto é, de fato, aditivada.
O que o motorista deve fazer é procurar uma rede de postos de sua confiança para ter certeza de que está abastecendo o seu carro com um combustível de qualidade.
Pode misturar gasolina aditivada e comum?
Sim, o motorista pode misturar gasolinas aditivada e comum, além da premium, em qualquer momento. Mas ao fazer isso, corre-se o risco de perder os benefícios da aditivada, por exemplo, já que ela ficará mais diluída.
Frasco de aditivo de combustível
E quanto ao uso de aditivos em frascos que o próprio consumidor pode colocar no tanque? Se for do tipo detergente e dispersante, eles podem ser usados desde que a instrução seja seguida à risca. Se utilizado em menor quantidade, ele não terá eficiência. Mas se a concentração fica maior do que recomendada, ele provocará carbonização do motor.
Atenção: o aditivo que promete aumentar a octanagem de combustível, o chamado “octane booster”, não deve ser usado, pois compromete a durabilidade de componentes como as velas de ignição. As gasolinas premium têm a maior octanagem obtida diretamente no refino, e não por meio de aditivos.