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Gasolina comum, aditivada ou ‘premium': qual é a melhor?

O motorista tem estes três tipos do mesmo combustível para escolher nos postos, mas ele sabe a vantagem de cada um?

Entenda as vantagens de cada tipo de gasolina

O motorista se aproxima da bomba e pede para o frentista colocar gasolina. “Comum ou aditivada”, devolve o profissional. E aí? Será que ele sabe qual é a melhor para o carro? Colocar aditivada é jogar dinheiro fora? E se tiver a chamada “premium” como opção?

Gasolinas comum e aditivada: o que têm em comum

Primeiramente é importante entender que a gasolina brasileira, comum ou aditivada, vendida nos postos, chamada tecnicamente de tipo C, desde o mês de agosto, tem 30% de etanol anidro - praticamente sem água - em sua formulação. E as duas têm 93 RON de octanagem que, resumidamente, é a resistência delas à temperatura e pressão.

E as diferenças entre as gasolinas?

Afinal, qual a diferença entre as gasolinas comum e aditivada? Como o próprio nome deixa claro, a segunda tem aditivos do tipo detergente e dispersante, isto é, que minimizam a formação de depósitos carboníferos resultantes da queima do combustível.

Esses depósitos, a longo prazo, diminuem a eficiência do motor, reduzindo a potência e aumentando o consumo de combustível.

Gasolina aditivada evita a o acúmulo de depósito carboníferos no motor

Gasolina premium

Pelas regras da ANP, agência que regula o comércio de combustível no Brasil, entre outras atribuições, a gasolina premium - a mais conhecida é a Podium dos postos Petrobras - tem maior octanagem: no mínimo 97 RON.

Outra diferença marcante é a menor quantidade de etanol na formulação: enquanto a gasolina comum e a aditivada têm 30% do derivado da cana, na gasolina premium, essa quantidade é de 25%. Por fim, esse combustível tem maior estabilidade, isso é, dura mais tempo no tanque em relação as gasolina comum e aditivada.

Vale também destacar que a gasolina premium também tem aditivos detergentes e dispersantes na sua composição.

Quando usar

A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro, mas os seus benefícios só serão percebidos em carros com motores como taxa de compressão elevada. E como ela tem menor de teor de etanol, pode ser útil em carros importados ou mais antigos.

Vale a pena usar gasolina aditvada?

O uso da gasolina aditivada garante o melhor funcionamento do motor a longo prazo. Mas há um grande problema em recomendá-la: ela não tem qualquer tipo de regulamentação ou fiscalização, ou seja, nenhuma norma determina uma quantidade mínima de aditivo ou se a que está à venda no posto é, de fato, aditivada.

O que o motorista deve fazer é procurar uma rede de postos de sua confiança para ter certeza de que está abastecendo o seu carro com um combustível de qualidade.

Pode misturar gasolina aditivada e comum?

Sim, o motorista pode misturar gasolinas aditivada e comum, além da premium, em qualquer momento. Mas ao fazer isso, corre-se o risco de perder os benefícios da aditivada, por exemplo, já que ela ficará mais diluída.

Frasco de aditivo de combustível

E quanto ao uso de aditivos em frascos que o próprio consumidor pode colocar no tanque? Se for do tipo detergente e dispersante, eles podem ser usados desde que a instrução seja seguida à risca. Se utilizado em menor quantidade, ele não terá eficiência. Mas se a concentração fica maior do que recomendada, ele provocará carbonização do motor.

Atenção: o aditivo que promete aumentar a octanagem de combustível, o chamado “octane booster”, não deve ser usado, pois compromete a durabilidade de componentes como as velas de ignição. As gasolinas premium têm a maior octanagem obtida diretamente no refino, e não por meio de aditivos.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!