Ouvindo...

Toyota Yaris Cross: conheça o SUV com lançamento adiado após destruição de fábrica

Modelo irá disputar um dos segmentos mais disputados do mercado nacional e já estava sofrendo com atrasos

Modelo chegaria ao mercado em outubro

A Toyota confirmou nesta terça-feira (23), o suspensão da produção de sua unidade em Porto Feliz, interior de São Paulo, depois que ventos de 90 km/h arancaram o telhado da fábrica e provocaram uma larga destruição no local. A marca japonesa produz motores no local, o que vai impactar diretamente a fabricação de seus carros e já provocou o adiamento do lançamento mais importante dos últimos anos para os japoneses no Brasil, o SUV compacto Yaris Cross - que estaria disponível aos consumidores em outubro.

A estreia do Yaris Cross no mercado nacional já estava atrasada antes mesmo do incidente climático desta semana: o SUV, que ficará posicionado abaixo do Corolla Cross, estava previsto para chegar às concessionárias da Toyota no ano passado. Os japoneses alegam que atrasos nas obras da fábrica de Sorocoba (SP), onde ele será produzido, foram os culpados por isso.

Mas problemas da montadora japonesa em seu país natal complicaram seus planos em todo o mundo. Em 2023, a Toyota foi flagrada fraudando testes de segurança de seus carros, um escândalo de escala global, e e também de sua subsidiária Daihatsu.

Yaris Cross entra em mercado disputado

O atraso no Yaris Cross deixa a Toyota de fora um dos segmentos mais rentáveis e concorridos do mercado brasileiro, o de SUVs compactos, que representa quase 1/4 dos carros novos vendidos aqui. Nele, se destacam modelos como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade, entre outros.

O Yaris Cross irá se diferenciar de seus concorrentes por oferecer a possibilidade de ser um HEV flec híbrido pleno, isto é, que o motor elétrico, em alguns momentos, pode tracionar o carro sozinho por uma quantidade limitada de quilômetros. Em outros, ele auxilia o motor a combustão - que será flex - a ter mais potência e economia de combustível. O visual será o mesmo do modelo vendido em mercados do sudeste asiático.

O novo SUV da Toyota também terá versões apenas com motor a combustão, uma atualização do Yaris (hatch e sedã): um motor 1.5 flex aspirado de 110 cv de potência e 14,3 kgfm.

Dimensões do Yaris Cross

O Yaris Cross terá as seguintes medidas

  • 4,31 m de comprimento;
  • 2,62 m de entre-eixos;
  • 1,77 m de largura;
  • 1,62 m de altura;
  • Porta-malas: 471 litros.

Estes números o colocam, em dimensões, com porte semelhante ao Hyundai Creta.

Preços, versões e itens de série do Yaris Cross

Informações técnicas ainda não foram ainda não foram divulgados, mas espera-se que o novo SUV da Toyota venha com um pacote de itens de segurança reforçado que está se tornando praxe no segmento, com equipamentos como seis airbags e ADAS que inclui itens como assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma para evitar colisões ou mitigar os seus efeitos.

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!