Ouvindo...

Vendas da Toyota podem ser suspensas com fim do estoque de carros 0 km

Concessionárias da marca já estão com poucas unidades do Corolla e do SUV Corolla Cross

Corolla tem preço inicial de R$ 171.590

Com a produção de novos carros suspensa no Brasil desde a tempestade que destruiu a sua fábrica de motores em Porto Feliz, no começo da semana passada (no dia 22), a Toyota já começa a enfrentar problemas de falta dos modelos Corolla e Corolla Cross em suas concessionárias - em algumas unidades, já não existem mais unidades 0 km destes dois modelos.

Segundo apuração da revista Auto Esporte, em cerca de 50 concessionárias em todo o Brasil, vendedores da Toyota já imaginam dois cenários enquanto não há uma definição quanto ao retorno da produção dos modelos: fila de espera que pode passar dos seis meses ou a suspensão total da comercialização de novas unidades. A estimativa é de que a marca deixe de produzir 25 mil carros até o fim deste ano.

Hilux segue em vendas

As vendas da picape Hilux e do SUV SW4 seguem normalmente, já que os dois utilitários são produzidos na Argentina e chegam importados ao nosso mercado. Já o SUV compacto Yaris Cross, que tinha lançamento confirmado para o fim do outubro, segue sem uma nova previsão de chegada ao mercado.

Corolla Cross: SUV tem valores que variam de R$ 188.990 a R$ 219.890, como a XRX (foto)

Plano de ação da Toyota

Nesta segunda-feira (29), a Toyota confirmou que ainda segue fazendo o levantamento detalhado dos danos e a elaboração dos planos de reparo, conduzidos, segundo a montadora japonesa, “com máxima cautela e sempre priorizando a segurança”.

Além disso, ela aprovou um plano emergencial voltado à preservação dos empregos e à continuidade de suas operações. Entre as medidas aprovadas, estão as férias emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), no período de 1º a 20 de outubro, e a possibilidade de lay-off na sequência.

No mesmo comunicado, a Toyota confirmou que estuda a possibilidade de importar motores de outras unidades da marca para retomar a produção dos seus automóveis.

“A companhia atua intensamente para restabelecer, no menor prazo possível, as atividades de produção de veículos em Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países”, informou.

Entenda o caso

A fábrica de Porto Feliz é a primeira da Toyota a produzir motores na América Latina e de lá saem a unidades 2.0 e 1.5. Segundo a marca japonesa ela “se destaca por sua estrutura única de recursos, usinagem e montagem de motores no mesmo prédio, tornando o processo de produção mais enxuto e competitivo”.

Estes motores que deixaram de ser feitos em Porto Feliz abasteceriam as linhas de produção da Toyota em Sorocaba (SP), onde são feitos o Corolla Cross e o Yaris (fora de linha no Brasil, mas ainda exportado). O Yaris Cross também estava sendo feito lá. Já o Corolla sedã é feito em Indaiatuba (SP).

O incidente deve ainda atrapalhar os planos da marca japonesa em nacionalizar a produção da parte elétrica do conjunto propulsor híbrido, hoje ainda importado.

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!