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Stellantis confirma ‘mini-Jeep’, o Avenger, no Brasil em 2026

SUV irá dividir a plataforma utilizada pelos carros da Citroën e ficará posicionado abaixo do Renegade no mercado

SUV será fabricado no polo industrial da Stellantis em Porto Real (RJ)

A Stellantis confirma a produção do Jeep Avenger no Polo Automotivo de Porto Real (RJ). O anúncio integra o plano de investimentos de R$ 3 bilhões divulgados para a fábrica sul-fluminense entre 2025 e 2030. O SUV ficará posicionado abaixo do Renegade e irá disputar mercado com modelos como o VW Tera, Renault Kardian e, dentro do próprio grupo Stellantis, com Fiat Pulse e Citroën Basalt - um dos modelos com quem irá dividir a linha de produção.

Hoje, a Jeep produz no Brasil os modelos Renegade, Compass e Commander, que dividem a mesma plataforma e são produzidos na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). O Avenger será montado sobre a plataforma CMP, a herdada da PSA (Peugeot Citroën) quando surgiu o grupo multimarcas - por isso será feito na fábrica de onde saem os carros da Citroën (C3, Basalt e Aircross).

No início do ano, 300 novas contratações foram anunciadas para a fábrica fluminense. A região receberá, ainda, cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026.

SUV terá motor 1.0 turbo com sistema híbrido leve de 12 volts

O que é o Jeep Avenger

O Avenger é o novo SUV da Jeep e ficará abaixo do Renegade no mercado. Na Europa ele é vendido desde 2023 e teve maior aceitação dos consumidores do que o seu “irmão maior”. Naquele mercado, ele mede 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,53 m de altura, 2,56 m de entre-eixos e tem 20 cm de vão livre. O porta-malas tem capacidade para 380 litros. No Brasil, deve chegar sem alterações.

Avenger mede 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,53 m de altura, 2,56 m de entre-eixos

De acordo com informações do portal Autos Segredos, ele será vendido em quatro versões: Altitude, Longitude, 85th Anniversary e Sahara. Todas terão a mesma motorização que já é utilizada, hoje, nos Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008. Trata-se do conjunto híbrido leve de 12 V, com motor 1.0 turbo e câmbio do tipo CVT. Esse conjunto entrega potência de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina.

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!