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Carros HEV, PHEV e BEV: entenda as diferenças entre os eletrificados

As vendas destes tipos de automóveis está em alta, mas o consumidor precisa entender as vantagens e desvantagens de cada um

Modelos se diferenciam pelo quanto a eletricidade influencia no desempenho

O mercado de carros híbridos e elétricos está crescendo: nos primeiros seis meses deste ano, houve um aumento de 9,5% no número de emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, mesmo com estes números e uma maior quantidade de marcas com esses tipos de veículos no Brasil, eles ainda são cercados de muitas dúvidas.

Vamos esclarecer as “categorias” de carros eletrificados.

O que são carros híbridos?

Os carros híbridos, de maneira geral, são equipados com um conjunto propulsor que tem, em conjunto, motores híbrido e a combustão que podem trabalhar juntos ou separados.

Os carros híbridos ainda podem ser divididos em HEV e PHEV. O HEV (Hybrid Electric Vehicle) combina um motor a combustão com um motor elétrico, mas não precisa ser plugado na tomada para recarregar suas baterias. Ele tem 3 principais características:

  • Motor a combustão (geralmente gasolina ou flex) é o principal responsável por mover o carro.
  • Motor elétrico auxilia nas arrancadas, retomadas e em situações de baixa velocidade.
  • Recarga automática: a bateria elétrica é recarregada pelo próprio motor a combustão e pelo sistema de frenagem regenerativa — ou seja, aproveita a energia das desacelerações para recarrega.

Toyota Corolla é um dos carros híbridos HEV mais conhecidos do mercado brasileiro

Carro híbrido PHEV

Já o PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) é um veículo híbrido plugável, ou seja, ele combina um motor a combustão com um motor elétrico que pode ser recarregado na tomada. É como um meio-termo entre um carro híbrido pleno (HEV) e um carro 100% elétrico (EV).

O carro híbrido PHEV oferece a economia de combustível e outras vantagens do HEV, mas como tem as baterias recarregáveis em tomada, sua autonomia movido apenas por eletricidade pode passar dos 100 km. É importante frisar que, para usufruir dessa vantagem, é recomentável que o motorista tenha um “wallbox” para carregá-lo em casa.

Haval PHEV 19 vem com sistema que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo

Carro híbrido leve

Ainda existe o carro MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) é um veículo híbrido leve, ou seja, ele tem um sistema elétrico, que substitui o alternador e motor de arranque que auxilia o motor a combustão, mas não consegue mover o carro sozinho. Além disso, tem uma bateria de baixa capacidade e o principal objetivo, neste caso, é reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes.

Para alguns especialistas e entidades como a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o carro MHEV não é considerado um carro eletrificado.

O recém-lançados Fiat Pulse e Fastback híbridos, na verdade, são modelos híbridos leves.

Carro 100% elétrico

O carro BEV (Battery Electric Vehicle) é um veículo 100% elétrico, movido exclusivamente por um motor elétrico alimentado por baterias. Ele não possui motor a combustão e não usa gasolina ou etanol — toda a energia vem da eletricidade.

Hoje, a principal limitação é a autonomia do carro elétrico, embora as baterias estejam em constante evolução. A infraestrutura precária de pontos de recarga no Brasil, principalmente fora do eixo das regiões Sul e Sudeste. Os modelos da BYD são, hoje, os carros elétricos mais vendidos no mercado brasileiro.

Carros da BYD são os elétricos mais conhecidos hoje no mercado brasileiro

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!