Falar em invasão de carro chinês nas ruas brasileiras é um clichê, mas não há outra maneira de definir o que está acontecendo no mercado nacional. Além das marcas já estabelecidas - e algumas ficaram pelo caminho - há outras tantas com planos declarados de vir para o Brasil. Mas, mesmo assim, muitos consumidores ainda têm medo em comprar um carro de montadora chinesa.
Muitos ainda se lembram das primeiras marcas que chegaram ao Brasil no começo dos anos 2000 e foram embora deixando muitos motoristas na mão sem qualquer assistência. Mas se você até se interessa por um carro chinês e ainda está desconfiado, uma informação é essencial: o modelo que chamou a sua atenção ao nosso mercado por um representante ou pelas mãos da própria montadora.
Por exemplo, BYD e Geely, em breve, produzirão carros no Brasil. A primeira já está com inauguração marcada para este mês em Camaçaria (BA) em área que pertenceu a Ford. A segunda utilizará a unidade fabril da Renault, no Paraná, para fazer seus carros. Da planta da GWM no interior de São Paulo, comparada da Mercedes-Benz, já estão saindo os SUVs Haval H6.
Outra, por exemplo que já está atuando em nosso mercado sem intermediários é a Omoda Jaecoo, marcas que foram trazidas ao Brasil pelo grupo Chery, o mesmo que, em parceria com o grupo brasileiro Caoa, produz nacionalmente alguns modelos como a linha Tiggo de SUVs. Inclusive, a Chery estuda assumir o controle da fábrica que tem em parceria com a Caoa no interior de SP.
Omoda 5 SHS-H: importação feita pela própria montadora
Ainda existem montadoras chinesas que, mesmo sem fábrica aqui, tomaram medidas para tranquilizar o mercado nacional. A GAC anunciou um enorme galpão de peças, com 2.000 m2² em Cajamar (SP), no começo deste ano, em fevereiro, três meses antes de começar a vender seus carros aqui.
‘Montadoras tradicionais’ são parceiras
Hoje, muitas das chamadas “montadoras tradicionais” partiram para parcerias com fabricantes chinesas principalmente para soluções de eletrificações. O grupo Stellantis já começou a desembarcar no Brasil unidades dos SUVs elétricos C10, da Leapmotor.
A Chevrolet também lançou um SUV elétrico de origem chinesa, o Spark EUV. Ao mesmo tempo, a marca confirmou que irá montá-lo no Brasil, em uma linha de produção terceirizada. A Ford vende o SUV Territory que também é fabricado na China.
Já a Volkswagen está usando a picape chinesa Maxus Terron 9 como base para a próxima geração da caminhonete Amarok.
Chevrolet Spark EUV vem da China e será montadod no Brasil