Ouvindo...

Tem medo de carro chinês? Alguns são feitos aqui e ‘tradicionais’ também vendem

Montadoras com origem na China já fazem carros no Brasil e se tornam parceiras de fabricantes ocidentais

GWM: montadora chinesa comprou fábrica da Mercedes-Benz no Brasil

Falar em invasão de carro chinês nas ruas brasileiras é um clichê, mas não há outra maneira de definir o que está acontecendo no mercado nacional. Além das marcas já estabelecidas - e algumas ficaram pelo caminho - há outras tantas com planos declarados de vir para o Brasil. Mas, mesmo assim, muitos consumidores ainda têm medo em comprar um carro de montadora chinesa.

Muitos ainda se lembram das primeiras marcas que chegaram ao Brasil no começo dos anos 2000 e foram embora deixando muitos motoristas na mão sem qualquer assistência. Mas se você até se interessa por um carro chinês e ainda está desconfiado, uma informação é essencial: o modelo que chamou a sua atenção ao nosso mercado por um representante ou pelas mãos da própria montadora.

Por exemplo, BYD e Geely, em breve, produzirão carros no Brasil. A primeira já está com inauguração marcada para este mês em Camaçaria (BA) em área que pertenceu a Ford. A segunda utilizará a unidade fabril da Renault, no Paraná, para fazer seus carros. Da planta da GWM no interior de São Paulo, comparada da Mercedes-Benz, já estão saindo os SUVs Haval H6.

Outra, por exemplo que já está atuando em nosso mercado sem intermediários é a Omoda Jaecoo, marcas que foram trazidas ao Brasil pelo grupo Chery, o mesmo que, em parceria com o grupo brasileiro Caoa, produz nacionalmente alguns modelos como a linha Tiggo de SUVs. Inclusive, a Chery estuda assumir o controle da fábrica que tem em parceria com a Caoa no interior de SP.

Omoda 5 SHS-H: importação feita pela própria montadora

Ainda existem montadoras chinesas que, mesmo sem fábrica aqui, tomaram medidas para tranquilizar o mercado nacional. A GAC anunciou um enorme galpão de peças, com 2.000 m2² em Cajamar (SP), no começo deste ano, em fevereiro, três meses antes de começar a vender seus carros aqui.

‘Montadoras tradicionais’ são parceiras

Hoje, muitas das chamadas “montadoras tradicionais” partiram para parcerias com fabricantes chinesas principalmente para soluções de eletrificações. O grupo Stellantis já começou a desembarcar no Brasil unidades dos SUVs elétricos C10, da Leapmotor.

A Chevrolet também lançou um SUV elétrico de origem chinesa, o Spark EUV. Ao mesmo tempo, a marca confirmou que irá montá-lo no Brasil, em uma linha de produção terceirizada. A Ford vende o SUV Territory que também é fabricado na China.

Já a Volkswagen está usando a picape chinesa Maxus Terron 9 como base para a próxima geração da caminhonete Amarok.

Chevrolet Spark EUV vem da China e será montadod no Brasil

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!