Audi volta a usar motor V6 a diesel da Amarok que faz mais de 18 km/l

Propulsor foi aprimorado com sistema híbrido leve para reduzir consumo e emissões no mercado europeu

Novos Audi Q5 e A6 são vendidos na Europa com motorização V6 turbodiesel híbrida

A Audi deu um passo ousado ao revitalizar um de seus motores mais marcantes — e polêmicos. O tradicional 3.0 V6 TDI da família EA897 (o mesmo que equipa a picape Volkswagen Amarok), protagonista do escândalo do “dieselgate”, retorna completamente redesenhado em uma nova geração híbrida leve de 48 volts. A atualização promete respostas imediatas ao acelerador, menor consumo e funcionamento compatível com combustíveis renováveis, reposicionando o diesel como alternativa viável em vários mercados globais.

Audi A6 V6 TDI

Agora chamado EA897 evo4, o motor estreia nas versões atualizadas dos Audi A6 e Q5 vendidos na Europa. O propulsor gera 300 cv de potência e 59 kgfm de torque, mantendo o desempenho robusto típico dos V6 turbodiesel do Grupo Volkswagen, mas com comportamento mais linear e eficiente.

O grande diferencial é o uso de um compressor elétrico auxiliar, instalado após o turbo e o intercooler (resfriador de ar). O dispositivo é capaz de atingir até 90 mil rotações por minuto e gerar pressão máxima em cerca de 0,25 segundo. Alimentado pela rede de 48 volts, o compressor pré-carrega o fluxo de ar antes de o turbo convencional entrar em ação, praticamente eliminando o atraso de resposta (turbo lag) e garantindo torque abundante logo nas primeiras rotações do motor.

Audi Q5 V6 TDI

O motor elétrico do sistema híbrido adiciona ainda 24 cv e 24 kgfm extras em momentos de demanda, além de recuperar até 25 kW de energia durante frenagens. Segundo a Audi, a melhoria de desempenho é evidente: nos primeiros 2,5 segundos de aceleração, os novos modelos avançam o equivalente a “um carro” à frente das versões anteriores com o V6 TDI tradicional.

Em termos de eficiência, os números também chamam atenção. No ciclo europeu, o A6 equipado com o novo V6 TDI registra consumo entre 16,3 km/l e 18,8 km/l, enquanto o Q5 marca entre 14,7 km/l e 17,2 km/l. O propulsor ainda é compatível com o combustível renovável feito de óleo vegetal hidrotratado, que contribui para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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