Airbag do passageiro pode ser desligado: entenda quando isso deve ser feito

Equipamento de segurança pode ser fatal para crianças que, por situações previstas em lei, estejam acomodadas no banco dianteiro

Sistema, normalmente, é desligado por meio de chave na lateral do painel

Poucos motoristas percebem, mas a maioria dos carros equipados com airbags — todos produzidos no Brasil a partir de 2014 — possui a possibilidade de desativar a bolsa de ar do lado do passageiro. Mas por que existe essa opção? Basicamente, para situações em que seja necessário transportar uma criança no banco dianteiro.

Em condições “normais”, uma criança só pode ocupar o banco da frente quando tiver 10 anos ou mais, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, a Resolução 391/11 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê algumas exceções — e são apenas três:

  1. Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco;
  2. Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro;
  3. Quando o veículo for dotado originalmente (fabricado) de cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros.

Vale lembrar que a mesma resolução exige, para essas exceções, o uso do dispositivo de retenção adequado ao peso e à altura da criança, ou seja, bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação (booster).

Por que desligar o airbag do passageiro?

Este adesivo preso no para-sol aponta os riscos do airbag e determina a consulta ao manual

O airbag deve ser desligado porque a velocidade em que é deflagrado é muito alta — cerca de 300 km/h — e, ao atingir uma criança, pode ser fatal.

A situação é tão crítica e perigosa que muitos modelos trazem avisos sobre o risco de transportar crianças no banco dianteiro sem o desligamento do airbag, além de luzes de advertência indicando que o equipamento de segurança está ativo.

Como desligar o airbag do passageiro

Na maioria dos carros, o airbag do passageiro pode ser desligado por meio de um interruptor localizado na extremidade direita do painel, geralmente acessível apenas com a porta do passageiro aberta — seja por um seletor próprio ou utilizando a chave do veículo. Em outros casos, o comando é feito por meio de um menu eletrônico. É fundamental consultar o manual do proprietário.

Comando para desligar airbag do passageiro: maioria dos carro usa esse sistema

Também é importante destacar que, caso o airbag seja desligado para um uso eventual previsto na legislação de trânsito, ele deve ser religado assim que possível.

Leia também

Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!

Ouvindo...