O primeiro veículo restaurado pelo programa Chevrolet Vintage foi colocado à venda neste sábado, 6 de dezembro, em um leilão beneficente promovido pelo museu CARDE, localizado em Campos do Jordão-SP. O modelo que inaugura a fase de comercialização é o Omega CD Irmscher 1994, um dos mais emblemáticos sedãs nacionais de luxo e integrante do primeiro lote de dez clássicos selecionados para celebrar os cem anos da General Motors no Brasil.
Criado para resgatar veículos que marcaram época, o Chevrolet Vintage vai além da restauração estética. Cada automóvel recebe a aprovação técnica da engenharia da GM e passa por validação dinâmica no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba-SP, garantindo autenticidade e padrão de fábrica.
Além do Omega, o evento Spring Sale CARDE reunirá modelos da coleção Dreams in Motion, dos irmãos Haberfeld, reconhecida por abrigar raridades do automobilismo mundial. O leilão será realizado em formato híbrido, com lances presenciais no museu e participação online neste link:
Para Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, o início das vendas do Chevrolet Vintage no CARDE reforça o simbolismo do projeto. “Estrear o leilão com o Omega no CARDE tem uma simbologia muito especial, pois une três referências de orgulho para o Brasil: o fabricante há mais tempo em operação local, o carro nacional de luxo mais revolucionário da história e um museu que surpreende o mundo por sua proposta inovadora e de curadoria”, afirma.
Luxo absoluto em estado de zero quilômetro
Lançado nos anos 1990, o Chevrolet Omega consolidou-se como o sedã nacional mais luxuoso de sua época. O exemplar restaurado pelo programa Vintage é ainda mais especial: equipado com o raro kit Irmscher, que eleva a cilindrada do motor de 3,0 para 3,6 litros, o modelo passa a se alinhar em desempenho aos topos de linha de seu período. Para isso, toda a mecânica foi reconstruída.
O objetivo da restauração foi devolver ao veículo o aspecto de “zero quilômetro”, seguindo rigorosamente os padrões originais de fábrica e preservando o máximo possível das peças autênticas. Cada componente passou por inspeção individual: elementos em bom estado foram higienizados e revitalizados; faróis, lanternas e acabamentos foram desmontados e recuperados; tudo o que não atendia ao padrão foi substituído por peças originais, garimpadas uma a uma.
Detalhe do painel digital do Chevrolet Omega CD Irmscher
Mesmo tendo rodado pouco — o carro pertenceu a um alto executivo do setor financeiro — o Omega foi completamente desmontado, para garantir a fidelidade histórica do processo. A carroceria foi decapada e repintada seguindo os padrões aplicados na produção da fábrica de São Caetano do Sul-SP.
O interior recebeu o mesmo nível de cuidado. O painel digital foi revisado e os bancos de veludo restaurados por um fornecedor homologado, que refez o tecido de 1994 de maneira idêntica ao original — incluindo o característico “cheiro de carro novo”, capaz de reforçar a nostalgia de uma das eras mais marcantes do automóvel nacional.