Lamborghini Temerario: superesportivo híbrido estreia no Brasil a partir de R$ 5,8 milhões

Sucessor do Huracan combina um novo motor V8 com outros três elétricos para entregar mais de 900 cv

O sucessor do Lamborghini Huracan já tem nome, preço e data para chegar ao Brasil. O novo superesportivo Temerario, primeiro modelo da marca equipado com um inédito motor V8 híbrido plug-in, teve as suas vendas abertas na última quinta-feira (4), durante um evento exclusivo em São Paulo voltado a clientes VIP. O preço parte de R$ 5,8 milhões, podendo chegar a R$ 6,8 milhões na configuração esportiva Alleggerita.

As encomendas serão feitas pela Via Itália, importadora oficial da Lamborghini no país, mas as primeiras unidades só devem desembarcar por aqui a partir de setembro de 2026. A empresa estima vender entre 15 e 20 unidades por ano, consolidando o avanço da eletrificação na gama da fabricante italiana, que já oferece modelos híbridos como o Urus e o Revuelto.

Fim do V10, início de uma nova arquitetura

Com o encerramento do Huracan em 2023, o tradicional motor V10 também deixou de ser produzido. O Temerario, contudo, chega sem comprometer o desempenho — e com uma proposta ainda mais ousada. O superesportivo estreia um V8 biturbo totalmente novo, desenvolvido artesanalmente em Sant’Agata Bolognese, na Itália, e capaz de gerar 800 cv sozinho, superando com folga os 640 cv do antigo Huracan Evo.

A pressão máxima de 2,5 bar dos turbos e a capacidade de girar a impressionantes 10.250 rpm aproximam o conjunto de conceitos utilizados na Fórmula 1, com bielas de titânio e virabrequim plano. Somados aos motores elétricos dianteiros e ao terceiro motor elétrico acoplado ao câmbio — responsável por preencher o torque nas trocas de marcha e reduzir o atraso nas acelerações — o Temerario alcança 920 cv de potência combinada e 74,4 kgfm de torque.

Desempenho extremo com tração integral eletrificada

Sem diferencial que conecte os eixos dianteiro e traseiro, o modelo utiliza a atuação independente dos motores elétricos para garantir tração nas quatro rodas. O resultado impressiona: 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e 0 a 200 km/h em 7 segundos, com velocidade máxima de 343 km/h.

A bateria de 3,8 kWh, embora pequena, oferece 11 km de autonomia em modo elétrico e pode ser recarregada a 7,4 kW em instalações de corrente alternada (AC).

Interior de corrida e opção Alleggerita

O interior do superesportivo combina alumínio, carbono e revestimentos em Alcantara, reforçados por telas de 12,3 polegadas no painel e 8,4’’ na central multimídia. No pacote Alleggerita, o Temerario fica cerca de 25 kg mais leve e recebe aprimoramentos aerodinâmicos, como spoiler traseiro ampliado, difusores e para-choques em fibra de carbono.

Além do visual mais agressivo, o kit inclui recursos avançados de telemetria, permitindo ao motorista registrar tempos de volta, analisar dados de pilotagem e aprimorar o desempenho em pista.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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