A Uber anunciou na última segunda-feira (27) que o Citroën Basalt continuará autorizado a operar na categoria Uber Black até dezembro de 2026.
Voltada ao público que busca maior nível de conforto e motoristas bem avaliados, a categoria Black costuma ser a mais exigente da empresa em relação ao padrão dos veículos
Segundo o comunicado oficial da Uber, o Citroën Basalt — que seria vetado a partir de 2026, independentemente do ano de fabricação — poderá continuar rodando na categoria até o fim do próximo ano.
O Citroën Basalt tem preço inicial de R$ 94.990 na versão Feel, equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Já a configuração topo de linha Dark Edition, com motor 1.0 turbo e transmissão CVT, chega a R$ 114.990.
Além do SUV da Citroën, a Uber também reconsiderou a sua decisão sobre o Volkswagen Virtus. Agora, os exemplares fabricados em 2025 também poderão rodar na categoria Black em 2026, algo antes restrito apenas aos modelos de ano 2026. A medida traz alívio aos motoristas que temiam perder acesso à categoria premium, mesmo com veículos recentes.
Volkswagen Virtus também foi mantido na categoria Black
Em Belo Horizonte, por exemplo, serão aceitos na categoria Black modelos fabricados a partir de 2025 (Volkswagen Virtus), 2023 (Honda City, Renault Duster e Volkswagen Nivus) e 2018 (demais modelos).
Uber 2026: como são as novas regras?
Requisitos para Uber Black (a partir de janeiro de 2026)
- Ar-condicionado e quatro portas.
- Cores aceitas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
- Mais de 100 viagens concluídas com outras categorias (exceto Uber Moto, Envios Uber e Uber Táxi).
- Nota mínima de 4,85 estrelas.
Requisitos para Uber Comfort (A partir de julho de 2026)
- Ar-condicionado e quatro portas.
- Mais de 100 viagens concluídas (exceto Uber Moto, Envios Uber e Uber Táxi).
- Nota mínima: 4,85 estrelas para as cidades de Brasília, Caixas do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre ou 4,80 estrelas para as demais cidades.
De acordo com a plataforma, os seguintes modelos deixarão de ser aceitos na categoria a partir do dia 5 de janeiro de 2026:
- Caoa Chery Tiggo 3
- Caoa Chery Tiggo 3X
- Citroën Basalt
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC iEV 40
- JAC J3 Turin
- Peugeot e-2008
- Renault Kardian