A BYD segue expandindo a sua presença global e acaba de revelar o seu primeiro kei car elétrico, desenvolvido especialmente para o mercado japonês. Batizado de Racco, o subcompacto urbano será apresentado oficialmente no Salão de Tóquio e promete ser uma das principais atrações do evento. Com autonomia de 180 km e preço estimado em US$ 17 mil (cerca de R$ 97 mil em conversão direta), o modelo busca conquistar um dos segmentos mais tradicionais e competitivos do Japão.
Subcompacto elétrico atende à legislação japonesa, que limita o comprimento dos kei cars em 3,40 metros
O Racco segue as proporções típicas dos kei cars, categoria japonesa de minicarros que privilegia praticidade e economia. O visual é marcado pelas tradicionais linhas retilíneas, que conferem aparência de caixote à carroceria. A dianteira conta com faróis de LED divididos em dois níveis e aplique preto nas colunas C, que dão ao teto o efeito flutuante. As portas traseiras deslizantes reforçam o foco urbano, enquanto a traseira traz lanternas verticais e barra central iluminada, em sintonia com a nova linguagem visual da marca.
Embora as medidas oficiais ainda não tenham sido divulgadas, o Racco deve respeitar os limites impostos pela legislação japonesa: 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura. A BYD equipará o modelo com uma bateria de 20 kWh, suficiente para garantir até 180 km de alcance no ciclo WLTC, além de sistema de ar-condicionado com bomba de calor e carregamento rápido de até 100 kW.
Com preço previsto de 2,6 milhões de ienes (aproximadamente US$ 17 mil), o novo elétrico chinês enfrentará rivais diretos como o Nissan Sakura, referência entre os kei cars elétricos. Segundo o presidente da Suzuki Motor Corporation, Toshihiro Suzuki, a entrada da BYD nesse segmento é um marco importante: “A nova competição está prestes a começar, e espero que possamos aprender uns com os outros e avançar juntos”, declarou o executivo.
Desde 2023, a BYD comercializa no Japão os modelos Dolphin, Seal e Atto 3 (Yuan Plus), e recentemente lançou o Sealion 7. Com o Racco, a montadora chinesa dá um passo estratégico para se consolidar no mercado japonês, ampliando sua rede para cem concessionárias até o fim de 2025. O pequeno elétrico representa o primeiro produto totalmente adaptado às exigências locais.