Ouvindo...

Ex-chefe da Stellantis diz que Tesla pode desaparecer em 10 anos

Carlos Tavares prevê que Elon Musk colocará empresa em risco se seguir investindo em inteligência artificial e exploração espacial

Carlos Tavares, na época em que era CEO da Stellantis

O ex-presidente global da Stellantis, Carlos Tavares, fez uma previsão surpreendente sobre o futuro da Tesla. Em entrevista ao jornal francês Les Échos, o executivo português afirmou que Elon Musk pode abandonar a indústria automotiva na próxima década, levando a empresa que revolucionou o mercado de carros elétricos a desaparecer.

“Não podemos descartar que, em algum momento, Musk decida deixar o setor automotivo para se concentrar em robôs humanoides, na SpaceX ou em inteligência artificial”, disse Tavares, que atualmente promove a sua autobiografia. Segundo ele, o sucesso da Tesla pode ser ameaçado tanto por fatores internos, como a dispersão de foco de seu fundador, quanto pelo avanço de concorrentes, especialmente os chineses – com destaque para a BYD.

A declaração ocorre em um momento delicado para a Tesla. Depois de anos de crescimento acelerado, as vendas começaram a recuar: foram 1,808 milhão de veículos em 2023, caindo para 1,789 milhão em 2024. Para este ano, a previsão é de cerca de 1,6 milhão de unidades.

Tavares também questionou o pacote de remuneração de US$ 1 trilhão que Elon Musk busca aprovar junto aos acionistas da Tesla. Para o executivo, a valorização da empresa é “estratosférica” e insustentável. “A perda de valor de mercado será colossal. Não tenho certeza se a Tesla ainda existirá em dez anos”, afirmou.

Conhecido por opiniões fortes, Tavares deixou a Stellantis em 2024 após conflitos internos e decisões polêmicas, como o fim da produção do icônico motor Hemi V8 nos Estados Unidos para atender regras de emissões definidas pela União Europeia.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.