De carros a Big Mac: CEO da Ford passa a integrar conselho do McDonald’s

Movimento amplia a presença de Jim Farley fora do setor automotivo e reforça estratégia de renovação da governança da rede de fast food

O CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, foi eleito para o conselho de administração do McDonald’s. A nomeação marca mais um passo na diversificação da atuação do executivo, que passa a contribuir com a sua experiência em gestão global, transformação de marcas e estratégia corporativa fora da indústria automotiva.

A entrada de Farley no conselho faz parte de um processo de renovação da governança do McDonald’s, que vem atualizando a composição de sua diretoria nos últimos anos. Com a nomeação, o conselho passa a contar com 12 membros, sendo metade deles indicados recentemente, em linha com a estratégia da companhia de fortalecer a sua liderança diante de um cenário de mudanças no comportamento do consumidor e aumento da concorrência no setor de fast food.

Jim Farley, CEO da Ford e membro do conselho do McDonald’s

Com mais de três décadas de experiência executiva, Jim Farley está à frente da Ford desde 2020 e é reconhecido por liderar a reestruturação da empresa, além de impulsionar iniciativas ligadas à eletrificação, tecnologia e reposicionamento de produtos. Ao longo da carreira, acumulou passagens por áreas estratégicas e de marketing, o que pesou a favor de sua indicação para o conselho do McDonald’s.

O movimento também coincide com a saída de Farley do conselho da fabricante de motocicletas Harley-Davidson, decisão tomada para que o executivo pudesse concentrar a sua atuação em novos desafios e evitar sobreposição de compromissos em conselhos corporativos.

“O McDonald’s é uma das marcas mais admiradas e reconhecidas do mundo”, afirmou Farley. “Há muito tempo respeito a forma como a empresa equilibra escala com empreendedorismo local e tradição com inovação. É uma honra integrar um conselho de administração de classe mundial, baseado em valores, e contribuir para a próxima fase de crescimento do McDonald’s”.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...