As marcas automotivas mais vendidas no mundo em 2025

Ranking global confirma força das montadoras tradicionais e avanço acelerado das fabricantes chinesas

Versão perua do Toyota Corolla, comercializada em outros mercados, também é considerada na contagem geral

O mercado automotivo mundial em 2025 confirmou tendências já consolidadas e evidenciou o avanço de novos protagonistas. Pelo sexto ano consecutivo, o Grupo Toyota (formado também pelas marcas Daihatsu, Hino, Lexus, Scion e subsidiárias) manteve a liderança como a marca de automóveis mais vendida do planeta, superando 11 milhões de veículos comercializados, segundo a Bloomberg.

A montadora japonesa ampliou a sua vantagem sobre concorrentes tradicionais como os grupos Volkswagen e Hyundai-Kia, sustentada por um portfólio diversificado e forte presença em mercados estratégicos da Ásia, das Américas e da África. O bom desempenho foi impulsionado principalmente pela alta demanda por SUVs e modelos híbridos, segmentos em que a Toyota mantém posição de destaque.

Novo Toyota RAV4: SUV foi o principal responsável pelo sucesso da marca nas vendas globais em 2025

Na segunda colocação global, o Grupo Volkswagen preservou relevância, especialmente na Europa, com crescimento gradual de sua linha de veículos eletrificados. O Hyundai-Kia ficou em terceiro lugar, beneficiado por resultados positivos em mercados emergentes e pela ampliação de sua oferta de SUVs e elétricos.

A General Motors aparece na quarta posição, apoiada sobretudo pela força de picapes e utilitários esportivos nos Estados Unidos. Já o grupo Stellantis, quinto colocado, também figurou entre os maiores fabricantes do mundo, embora tenha enfrentado oscilações em alguns mercados ao longo do último ano.

Um dos principais destaques de 2025 foi o avanço expressivo das marcas chinesas, lideradas pela BYD. Sexta colocada, a fabricante superou a Ford (4,4 milhões de unidades) e registrou cerca de 4,6 milhões de veículos vendidos, consolidando-se como uma das maiores montadoras globais e ampliando a sua presença fora da China, especialmente nos segmentos de veículos elétricos e híbridos.

Todas as carrocerias do Toyota Corolla (perua, hatch e sedã) são contabilizadas com se fossem um modelo único

Em oitavo lugar, o Grupo Geely (4,1 milhões de unidades) terminou 2025 à frente das japonesas Honda e Nissan (3,5 milhões e 3,2 milhões, respectivamente).

A lista de modelos mais vendidos de 2025 ainda não foi divulgada, mas pesquisas preliminares da consultoria Focus2Move apontam que o Toyota RAV4 foi o líder de vendas globais no ano passado, com mais de um milhão de unidades comercializadas. O Corolla, também da Toyota, ficou na vice-liderança, com o Tesla Model Y fechando o pódio.

As marcas de automóveis mais vendidas em 2025

1º Grupo Toyota – 11,3 milhões de unidades vendidas
2º Grupo Volkswagen – 8,9 milhões
3º Hyundai-Kia – 7,3 milhões
4º General Motors – 6,2 milhões
5º Stellantis – 5,4 milhões
6º BYD – 4,6 milhões
7º Ford – 4,4 milhões
8º Geely – 4,1 milhões
9º Honda – 3,5 milhões
10º Nissan – 3,2 milhões

Fonte: Bloomberg

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...