Volkswagen celebra 15 mi de carros produzidos em São Bernardo e confirma híbridos nacionais

Primeira fábrica da marca fora da Alemanha completará 67 anos em novembro

A Volkswagen do Brasil atingiu a marca de 15 milhões de veículos produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Inaugurada em 1959, a unidade é a primeira da marca fora da Alemanha e responde por 57% dos 26,3 milhões de veículos produzidos pela empresa em seus 72 anos no Brasil, sendo a maior fabricante de automóveis do país.

Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Polo Track, Nivus, Virtus e Saveiro. Em 2025, a Volkswagen somou 436.336 veículos vendidos no Brasil (17,1% de participação no segmento de veículos de passeio. Polo, T-Cross e Saveiro encerraram o ano passado entre os dez mais vendidos do país.

O Polo, também produzido em Taubaté-SP, lidera as vendas entre os automóveis há três anos consecutivos. Em 2025, foram 122.677 emplacamentos do modelo no Brasil, além de 32.579 unidades exportadas para Argentina, Colômbia, México e Uruguai.

O T-Cross, por sua vez, liderou as vendas de SUVs no ano passado, com 92.842 emplacamentos, assegurando a primeira colocação da categoria pelo terceiro ano seguido.

Já a Saveiro, com 44 anos de fabricação ininterrupta, é a picape mais longeva do mercado brasileiro, com mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas.

Todo Volkswagen nacional terá versões eletrificadas a partir de 2026

A Volkswagen reforça que todo modelos desenvolvido e fabricado na América do Sul terá versões híbridas leves, híbridas ou híbridas plug-in. De acordo com a marca, “cada um dos modelos é pensado para atender às diferentes necessidades dos consumidores brasileiros e para aproveitar ao máximo o potencial dos biocombustíveis nacionais. É a união da sustentabilidade, autonomia e performance”.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de completar um marco tão importante para a Volkswagen. Para cada carro nascer, é preciso o trabalho de muita gente envolvida em cada etapa do processo, especialmente na linha de produção. Por isso, comemorar 15 milhões de carros produzidos é também celebrar o esforço e a dedicação de todos que já passaram por aqui e dos que continuam fazendo história diariamente. Estamos animados com os novos passos que estão sendo dados, com projetos que já estão em desenvolvimento e que prometem marcar ainda mais a nossa trajetória”, destaca Leandro Oliveira, Plant Manager da fábrica Anchieta, que completará 67 anos em 18 de novembro de 2026.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...