A Volkswagen do Brasil atingiu a marca de 15 milhões de veículos produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Inaugurada em 1959, a unidade é a primeira da marca fora da Alemanha e responde por 57% dos 26,3 milhões de veículos produzidos pela empresa em seus 72 anos no Brasil, sendo a maior fabricante de automóveis do país.
Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Polo Track, Nivus, Virtus e Saveiro. Em 2025, a Volkswagen somou 436.336 veículos vendidos no Brasil (17,1% de participação no segmento de veículos de passeio. Polo, T-Cross e Saveiro
O Polo, também produzido em Taubaté-SP, lidera as vendas entre os automóveis há três anos consecutivos. Em 2025, foram 122.677 emplacamentos do modelo no Brasil, além de 32.579 unidades exportadas para Argentina, Colômbia, México e Uruguai.
O T-Cross, por sua vez, liderou as vendas de SUVs no ano passado, com 92.842 emplacamentos, assegurando a primeira colocação da categoria pelo terceiro ano seguido.
Já a Saveiro, com 44 anos de fabricação ininterrupta, é a picape mais longeva do mercado brasileiro, com mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas.
Todo Volkswagen nacional terá versões eletrificadas a partir de 2026
“Estamos muito felizes e orgulhosos de completar um marco tão importante para a Volkswagen. Para cada carro nascer, é preciso o trabalho de muita gente envolvida em cada etapa do processo, especialmente na linha de produção. Por isso, comemorar 15 milhões de carros produzidos é também celebrar o esforço e a dedicação de todos que já passaram por aqui e dos que continuam fazendo história diariamente. Estamos animados com os novos passos que estão sendo dados, com projetos que já estão em desenvolvimento e que prometem marcar ainda mais a nossa trajetória”, destaca Leandro Oliveira, Plant Manager da fábrica Anchieta, que completará 67 anos em 18 de novembro de 2026.