A Stellantis iniciou, na última semana, a produção da nova geração do Jeep Compass em sua fábrica de Melfi, na Itália. O SUV inaugura a plataforma STLA Medium - arquitetura desenvolvida pelo grupo para veículos eletrificados - e será oferecido em três versões: híbrido-leve (e-Hybrid), híbrido plug-in (4xe) e elétrico (BEV).
Na versão elétrica, o novo Compass traz motor de 157 kW (214 cv), tração dianteira e bateria de 74 kWh, o mesmo conjunto presente em outros modelos baseados na nova plataforma. Uma versão mais potente, com tração integral e 276 kW (375 cv), está prevista para lançamento posterior, superando o desempenho de rivais como Peugeot E-3008 e E-5008 elétricos. A autonomia pode chegar a 650 km no ciclo WLTP, de acordo com a configuração.
Com coeficiente aerodinâmico de 0,29, o SUV busca eficiência sem abrir mão do espaço interno e da vocação off-road. A Jeep promete mais de 200 mm de altura livre do solo, ângulos aprimorados de ataque e saída e capacidade de atravessar alagamentos de até 480 mm de profundidade.
A fábrica de Melfi passou por ampla modernização para atender à estratégia multi-energia da Stellantis. O complexo agora conta com uma linha de montagem ultraflexível, capaz de alternar entre diferentes tipos de propulsão e, se necessário, migrar integralmente para a produção de veículos elétricos. Além disso, o local adota processos sustentáveis, com pintura menos poluente, sistemas de aquecimento eficientes e geração de energia solar, eólica e de biometano. A meta é alcançar 54 MW de energia renovável até 2030, o equivalente a 70% da demanda da planta.
Com produção voltada para mais de 60 mercados — incluindo Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia —, o novo Compass reforça sua posição como SUV global da Jeep. Segundo a marca, a terceira geração “marca um novo capítulo” ao combinar design italiano, engenharia de ponta e eletrificação completa, consolidando o Compass como símbolo da nova era da Jeep.