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Chinesa compra 26,4% da Renault do Brasil e vai produzir carros no Paraná

Geely adquire parte da operação da fabricante francesa no país para fabricar veículos em São José dos Pinhais-PR

Plataforma do Geely EX5 servirá de base a novos modelos da marca chinesa e da Renault feitos no Paraná

A parceria entre a Renault e a Geely, anunciada pela primeira vez em fevereiro, deu mais um passo na formalização de novos acordos estratégicos para expandir a cooperação na produção e venda de veículos de zero e baixas emissões no mercado brasileiro. Em comunicado oficial, a fabricante chinesa anunciou, nesta segunda-feira (3), que adquiriu 26,4% de participação das operações brasileiras da Renault do Brasil.

A montadora francesa, no entanto, permanece como acionista majoritária e continuará consolidando a operação local em suas demonstrações financeiras. Com a fatia minoritária, a Geely passa a ter acesso direto à estrutura industrial e comercial da Renault — o que deve acelerar sua expansão em um dos mercados mais relevantes da região. Hoje, o SUV elétrico Geely EX5 já é vendido no país em concessionárias dedicadas, operadas pela rede Renault.

Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais-PR

A cooperação também terá impacto direto no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais-PR. A fábrica passará a produzir veículos Geely Auto em paralelo aos modelos Renault, aumentando a utilização industrial e ajudando a reduzir custos de produção. Além disso, a Renault vai incorporar a arquitetura GEA, desenvolvida pela Geely para veículos eletrificados, para ampliar seu portfólio nacional com opções de zero e baixas emissões.

Atualmente, o complexo é responsável pela produção dos modelos Renault Kwid, Kardian, Duster, Boreal, Oroch e Master. A unidade tem capacidade para produzir 380 mil veículos por ano.

No campo comercial, a Renault do Brasil também assumirá a distribuição da gama eletrificada da Geely Auto no país — o que abre novas oportunidades em vendas, financiamento e serviços.

O movimento reforça a presença das duas marcas em um mercado considerado estratégico: o Brasil respondeu por mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no primeiro semestre de 2025.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.